domingo, 11 de abril de 2010

Cid Gomes visita novas instalações da Del Monte, que agora cultiva banana em Limoeiro do Norte

A Del Monte Fresh Produce, maior empresa produtora de frutas do mundo, com instalações na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, acaba de ampliar seus negócios no Estado.
Neste sábado (10/04), o governador Cid Gomes visitou a Fazenda Ouro Verde II, pertencente à empresa que desde o início de 2010 cultiva 255 hectares de banana na região. Na ocasião, Cid e o gerente geral da Del Monte no Brasil, Sergio Camacho Campos, inauguraram um novo galpão, responsável pela seleção e empacotamento da produção.
Viajando em uma moderna aeronave, o governador chegou à Limoeiro do Norte por volta do meio-dia, e levantou vôo no final da tarde, pouco antes da chuva.
Segundo Cid Gomes, a região do Perímetro Irrigado do Jaguaribe-Apodi tem um grande potencial para o desenvolvimento da fruticultura. "Só a Del Monte emprega 3,5 mil trabalhadores. O Ceará, desde 2007 ampliou em 55% a pauta de exportação de frutas. Isso é um marco histórico que temos que continuar investindo", destacou.
Sergio Camacho destacou o trabalho da empresa em sedimentar a cultura da banana naquela região. "Nossa empresa também é produtora de abacaxi e melão. Na cultura da banana, em 2011, estaremos ampliando nossa produção para 500 hectares", explicou.
O representante da multinacional da empresa ainda confirmou o estudo e desenvolvimento de novas variedades de banana, mais resistentes a doenças. A produção anual estimada pela direção da Del Monte é de cerca de 1 milhão de caixas do produto. Além do mercado brasileiro, a empresa também atende a Europa, e países como Argentina.
Durante sua visita à Limoeiro do Norte, Cid também visitou as obras da Policlínica de Limoeiro do Norte, com investimentos de R$ 5,8 milhões, e do Pinheiro Supermercado que, quando estiver em funcionamento, oferecerá cerca de 150 novos empregos no Vale do Jaguaribe.
Promessa de outra estrada para frutas
Segundo Egídio Serpa, em seu blog, Cid Gomes entusiasmou-se com o que viu, e com o que ouviu, dos prefeitos jaguaribanos, que lhe prometeram apoio à reeleição.
Cid pretende promover, à Rodovia, a estrada vicinal que hoje liga o distrito de Flores, em Russas, à Chapada do Apodi, com uma ponte sobre o rio Banabuiú. Quando, e se isso for feito mesmo, o Porto do Pecém ficará 38km mais próximo do pólo fruticultor daquela região jaguaribana.

Um comentário:

Peixotojr disse...

Sera que Cid foi informado do aumento de casos de cancer depois deste projeto na chapada principalmente em mulheres.