quinta-feira, 8 de abril de 2010

No último minuto... Limoeiro perde para o Ferrim, mas segue na elite do futebol cearense

Depois de permanência sofrida na Primeira Divisão, time chega na cidade às 6 da manhã, acordando os torcedores com o estourar dos fogos.
Foi sofrido... Na última rodada... No último minuto... Mesmo perdendo para o Ferroviário, o Limoeiro conseguiu permanecer na elite do futebol cearense por conta de um gol do Horizonte, ao apagar das luzes, em cima do Maranguape.
Num campeonato que aconteceu de tudo com o Limoeiro Futebol Clube, desde partida cancelada por conta de chuva torrencial, até golaço do meio campo, a salvação no último minuto servirá de lição para os campeonatos vindouros.
Time formado com ‘pratas da casa’
Após a conquista da vaga na Primeira Divisão, e do título da Segundona 2009, o Limoeiro Futebol Clube manteve a base da equipe com jogadores “prata da casa”, além de buscar alguns reforços de “peso”.
O time, tido como ideal, repatriou vários jogadores de renome na história recente do futebol limoeirense, e gerou uma grande expectativa na torcida, pelo título da Segundona e por acreditar na equipe que, no papel, chegaria como uma das surpresas do interior.
Quebra de tabu na estréia
A vitória por 3x2 na estréia, quebrando um tabu de nunca ter vencido o Fortaleza, parecia confirmar as expectativas criadas. Porém, a derrota de 3x1 para o Maranguape fora de casa, os empates de 1x1 com o Guarany de Sobral, 2x2 com o Boa Viagem, em casa, e 0x0 com o Guarani de Juazeiro fora, mostraram que não seria fácil a vida do Jaguar do Vale no certame 2010. O elenco limitado seria o principal problema para o técnico Claudinho.
A casa do time seria outro ponto preocupante no início. Com problemas na infra-estrutura, o estádio Bandeirão não poderia abrir os portões para a torcida limoeirense de imediato, por não cumprir algumas exigências.
Sem cumprir as exigências da FCF, o estádio teve os portões fechados para a torcida em alguns jogos. (Foto: Rubens Craveiro)
Confusão em jogo interrompido pela chuva
Veio o jogo contra o Crato, e apenas 1.500 ingressos de arquibancada foram liberados. Por sinal, o preço elevado dos ingressos foi outro ponto negativo do campeonato. E o jogo, que seria o arranque do Limoeiro em casa, transformou-se na maior confusão do campeonato.
Interrompido aos 38:42 do primeiro tempo, por conta de uma forte chuva que caia na cidade na noite de quarta-feira (27/01/2010), a partida continuaria às 9 da manhã do dia seguinte, a princípio, de portões abertos. Porém, o Núcleo Permanente de Ações Integradas de Combate a Violência nos Estádios de Futebol da Capital, determinou o fechamento dos portões do Estádio Bandeirão ainda no início da noite do dia 27, pois foram apontados, pelo Ministério Público, sérios problemas nos laudos daquela praça esportiva.
O ocorrido causou insatisfação ao torcedor que compareceu ao estádio para assistir a continuação da partida. Com os ânimos acirrados, os torcedores invadiram o estádio, e após aguardar certo tempo para a retirada dos mesmos, o árbitro Luzimar Siqueira deu a partida como encerrada, e a Federação Cearense de Futebol (FCF), baseado no art. 30 do RGC/FCF, deu a vitória para o Crato.
Estopim da crise
Com o estádio ainda interditado, o Limoeiro recebeu o Quixadá na tarde de domingo (31/01), jogo este que seria o início da crise entre torcida e time. Depois de estar vencendo o jogo por 3x0, a equipe limoeirense se acomodou em campo e permitiu a virada do Quixadá. Os 4x3 deixaram a torcida desolada, e, ao saírem do estádio, cobravam mais empenho aos jogadores.
Vitória no retorno da torcida ao estádio
Liberada a presença de público no Bandeirão, o Limoeiro consegue sua primeira vitória em casa. Ao vencer o Ceará por 3x2 de virada, na noite de quarta-feira (04/02), o Jaguar do Vale ganhou um ânimo extra para a sequência da competição, e de quebra, deixou a lanterna para o Vovô.
Outro episódio marcou a partida de forma negativa. Os atletas Denílson e Lequinha, após marcarem os gols, subiram no alambrado para xingar a torcida, pelas críticas e cobranças que os mesmos vinham sofrendo. (Imagem/Reprodução: TV Diário)
Dando sequência no campeonato, veio o empate em 2x2 com o Itapipoca, depois a goleada sofrida para o Horizonte, por 5x1, e a derrota em casa para o Ferroviário por 2x1, ligando de vez o alerta do Limoeiro para o risco do rebaixamento.
Sem condições de jogo, clube dispensa de Dude
Vindo como um dos principais reforços do Limoeiro para o Cearense 2010, o volante Dude não chegou a entrar em campo em nenhuma partida do primeiro turno, por conta de uma lesão sofrida ainda na pré-temporada da equipe. Sem uma definição sobre suas condições de jogo, o Limoeiro não teve alternativa senão dispensar o atleta.
Tropeço e pressão na estréia do Segundo Turno
O segundo turno começou com um tropeço do Jaguar do Vale em casa, perdendo de 1x0 para o Maranguape. Depois da partida, mais confusão. Alguns integrantes da torcida organizada se dirigiram até a descida para os vestiários da equipe limoeirense, para cobrar mais empenho aos jogadores no intuito de, pelo menos, a equipe conseguir permanecer na primeira divisão.
Com a "batata quente" na mão, o técnico Cláudio Gregório, quem menos tinha culpa pela situação em que vivia a equipe, bateu boca com os torcedores, sendo contido por alguns jogadores. O fato ocorrido refletiu bem o ambiente formado pela falta de resultados da equipe. Pressionado, Claudinho viria a entregar o cargo de técnico, porém, foi convencido pelo presidente do clube, Ivan Nobre, a continuar no comando do grupo.
Na seqüência, mais uma vitória em cima do Fortaleza, agora por 2x0, em casa, carimbando a faixa de campeão do 1° Turno do Leão.
Depois, mais duas derrotas seguidas, para o Guarany de Sobral, por 1x0, e Boa Viagem por 3x2, as duas fora de casa, sendo esta última deixando o Jaguar do Vale na última colocação na classificação geral.
De volta ao Bandeirão, a vitória de 1x0 sobre Guarani de Juazeiro, com gol do estreante Júnior Mota, que veio para reforçar o ataque na reta final da competição. Depois, uma sequência de três derrotas fora de casa. 2x1 para o Crato, 1x0 para o Quixadá, e a goleada de 4x0 para o Ceará.
Destaque da equipe no gol
Apesar da goleada sofrida para o Ceará, este foi o jogo da consagração do goleiro André, que evitou uma goleada antológica.
Por sinal, o goleiro limoeirense foi um verdadeiro “paredão”, sendo ele o destaque do time em todo o campeonato, sempre ajudando a equipe quando solicitado em campo, com suas defesas milagrosas.
A essa altura do campeonato, Limoeiro e Maranguape disputavam ponto-a-ponto quem se livraria da degola, sendo que o Jaguar do Vale sempre estava em desvantagem por conta do saldo de gols negativo, o que poderia livrar o Gavião da Serra.
Reação na reta final
Com a corda no pescoço, a equipe mudou de postura contra o Itapipoca, e, jogando em casa, aplicou uma sonora goleada de 6 a 1, mostrando muita determinação e jogando bem.
Contra o Horizonte, precisando de outra vitória, a equipe começou mal, mas se recuperou no segundo tempo e saiu de campo com a vitória por 3x1, com direito a um golaço do meio campo de Lequinha, que ofereceu o gol a torcida, e mostrou que sempre se destaca nos momentos decisivos. (Foto: Paulo Noronha)
Decisão na última rodada
A disputa acirrada com o Maranguape seguiu até a última rodada. Empatados em quase tudo, o Limoeiro perdia no critério do saldo de gols. Contra o Ferroviário, o Jaguar do Vale jogava todas as suas fichas. Até uma derrota poderia salvar o Limoeiro do rebaixamento, desde que o Maranguape perdesse por uma diferença de 2 gols a mais. E foi o que aconteceu.
Nilton, destaque da equipe nas últimas rodadas, em ação contra o Ferroviário. (Foto: Igor de Melo, Jornal OPOVO)
Apesar da arbitragem muito questionada, o Ferroviário venceu o Limoeiro por 3x2, com gols de Rafael (13 do 1°), Diego (13 do 2°), os dois de pênalti, e Felipe Klein (22 do 2°). Para o Limoeiro, Lequinha marcou duas vezes. Aos 19 do 1° de falta, e aos 2 do 2° de pênalti. A equipe limoeirense ainda teve Aroldo e Givanildo expulsos.
Permanência veio no último minuto
Com o Maranguape perdendo para o Horizonte por 2x1, a derrota para o Tubarão da Barra rebaixava o Jaguar do Vale, e a torcida já se conformava a situação.
Foi então que, aos 45 do segundo tempo, depois de uma bobeira da zaga do Gavião da Serra, Danúbio marcou para o Horizonte, gol este que livrou o Jaguar do Vale do rebaixamento, pelo critério de gols marcados (Limoeiro 34 x Maranguape 24), após empatarem em 22 pontos ganhos, 6 vitórias e saldo negativo de 9 gols.
No fim, o Maranguape fará companhia ao Boa Viagem na Segundona 2011, e o Limoeiro Futebol Clube terá muito tempo para planejar as ações e corrigir os erros cometidos este ano, para que, em 2011, a equipe possa fazer uma campanha a altura da torcida limoeirense.

Nenhum comentário: