segunda-feira, 12 de abril de 2010

‘Cidade dos Buracos’: Limoeiro do Norte sofre com a chegada do período chuvoso

Limoeiro do Norte tem sido apelidada popularmente como “Cidade dos Buracos”.
O assunto está em todas as rodas de conversa. Em muitos lugares, só se fala nisso: a quantidade de buracos na cidade. É reclamação de quem tem carro, moto, bicicleta, e até de quem anda a pé.
Com a chegada das chuvas, e o problema do não escoamento das águas, transitar pela cidade tornou-se uma tarefa complicada para os motoristas, que além da dificuldade imposta pela natureza, também precisavam desviar dos buracos. A situação é mais complicada nos bairros mais afastados do centro.
Verdadeiras piscinas são formadas nas ruas pelo não escoamento das águas da chuva. (Foto: TVJAGUAR Online)
A chuva ocorrida no último sábado (10/04), com média de 65mm de precipitação no centro, foi o suficiente para tornar a causar muitos transtornos aos motoristas que trafegavam nas ruas e avenidas de Limoeiro do Norte.
Aliás, o problema já vem a um bom tempo, causando aborrecimento e prejuízos aos proprietários de veículos automotores que, com a chuva, vêem os buracos ficando cada vez maiores, além dos vários pontos de alagamento pelo município.
“A gente desvia de um buraco e cai em outro. Isso é um absurdo. Aqui só tem buraco grande”, reclama o motorista que trafegava na Rua Cândido Olímpio, próximo ao Instituto dos Olhos, que tentou o desvio por esta rua e se deparou com uma situação ainda pior.
Outros trechos caóticos podem ser observados nos cruzamentos das ruas Sabino Roberto e Raimundo Felipe Neto, próximo ao Hospital Regional, e das ruas Serafim Chaves com a Lopes Maranhão. Sem poder escoar, as águas da chuva se acumulam formando uma verdadeira ‘piscina’.
Pontos de alagamento: Em alguns lugares, o nível da água atinge a altura do joelho. (Foto: TVJAGUAR Online)
Obras de saneamento pioram a situação
Apesar dos benefícios que virão com o Saneamento Básico, as obras em andamento são motivos de muita reclamação dos munícipes. Não é feito um trabalho de pavimentação pelas ruas depois dos buracos cavados para a passagem da tubulação, que, em tempos de chuva, pioram os transtornos dos motorista que transitam por elas.
Pavimentada com o melhor asfalto do município, a Av. Dom Aureliano Matos deverá ser uma das últimas vias públicas a serem escavadas. Por lá, deve ser cavada uma vala de aproximadamente 7m de profundidade.
Promessa de pavimentação asfáltica
Comentasse que, após a conclusão das obras de saneamento, seja feito um trabalho de recuperação e pavimentação asfáltica em algumas ruas de Limoeiro do Norte. A promessa é antiga, mas fica a expectativa. Enquanto isso segue o problema.
Em curso desde 2009, a obra de saneamento em Limoeiro do Norte está prevista para ser concluída em 2011, e a população fica com receio de que o asfalto da avenida não fique como era antes.

Nenhum comentário: