sábado, 24 de abril de 2010

Lei criada por atuação de Zé Maria é desobedecida

“Recentemente Zé Maria, que era uma das lideranças que lutava contra os agrotóxicos na região, fez um abaixo-assinado e entregou na Câmara Municipal (de Limoeiro do Norte). O resultado foi que os vereadores aprovaram uma lei proibindo a pulverização aérea feita nas área do plantio de fruticultura”.
A informação é da médica e professora Raquel Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2007, ela e uma equipe de pesquisadores acompanham os impactos dos agrotóxicos na saúde de trabalhadores e consumidores de frutas no Ceará, incluindo a Chapada do Apodi. "Zé Maria estava sempre presente nos encontros, seminários e mobilizava as comunidades", declarou Raquel. Ela confirma que estudo, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constatou a contaminação da água pela pulverização aérea com agrotóxicos.
Numa sessão da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, último dia 8 de abril de 2010, o vereador e vice-presidente da Casa, Hélio Herbster, também falou sobre o assunto. Disse que ia discutir sobre o tema até o momento que fosse colocado um ponto final na questão. A lei que proíbe o uso de agrotóxicos na Chapada é desobedecida. (RCF)
Informações: OPOVO Online - Foto/Reprodução: Jangadeiro Online

Nenhum comentário: