domingo, 25 de abril de 2010

Meton Maia e Silva completa 90 anos de vida

Pioneiro do jornalismo interiorano, o Sr. Meton Maia e Silva completou exatos 90 anos de vida na última quinta-feira, dia 22 de abril de 2010. Possuidor de um rico acervo, retrata e relata em detalhes a história cultural, política, social, religiosa e esportiva de Limoeiro do Norte.
Jornalista, pesquisador, historiador, desportista, poeta, escritor, tem o sincero reconhecimento deste blog e do povo limoeirense, por resguardar a história desta cidade, divulgando e contribuindo para o engrandecimento de Limoeiro do Norte, e pelo assíduo trabalho como verdadeiro defensor da cultura cearense.
Moacir Maia, também limoeirense, descreve perfeitamente quem é “Seu Meton” numa crônica descritiva em homenagem ao mesmo, publicada no jornal Diário do Nordeste, neste domingo (25/04).
O homem e sua história
Por Moacir Maia, Jornalista, diretor de Relações Internacionais da Fenaj.
O ano de 2010 marca os 113 anos de emancipação política de Limoeiro do Norte, cidade pólo do Baixo Jaguaribe e uma das mais importantes do Estado do Ceará. Mas o calendário deste ano, precisamente neste mês de abril, assinala para a cidade um fato ainda mais relevante por ter comunhão com a história de vida de um homem que completa 90 anos e que faz convergir, comungar para o seu nome, os mais importantes episódios que Limoeiro viu e viveu até hoje.
O sobrenome dele é Maia e Silva, mas "Seu Meton" pode muito bem acrescer e assinar como Meton Limoeiro Maia e Silva, colocando no registro de nascimento o mais preciso traço de seu DNA, uma linhagem e descendência que fazem confundir sua história com a história da cidade.
Desde a infância, vi, pela figura de "Seu Meton", o portador, o relator dos fatos que compunham a narrativa histórica de minha cidade. Seus artigos e reportagens nos periódicos da Capital gravaram para o resgate e a memória de historiadores, e muito para minhas referências, os mais representativos fatos ocorridos na querida Limoeiro.
Hoje, seria impossível tentar descrever o homem, o tempo e sua história na linha que acompanha a trajetória de vida de Seu Meton, e vejo que para poucos é possível alcançar a compreensão de como ele se tornou vital para entendermos Limoeiro, sem alinhar e perceber como o município assumiu tão significativo papel nas letras, na cultura, na economia, no esporte e na política em nosso Estado.
Não fora o registro sistemático, cotidiano, jornalístico que fizera este homem, seria impossível um mergulho na história e o entendimento da evolução social que Limoeiro empreendeu ao longo dos anos.
Na retina da memória, no compasso de uma vida dedicada à coletividade, podemos constatar que sua atuação, seja como servidor público no IBGE, diretor da sucursal dos Diários Associados (Correio do Ceará, Unitário e Ceará Rádio Clube - PRE 9), desde os anos 1940, à sua atuação como líder classista de jornalistas no Interior, embasado na crença da luta coletiva, ou como presidente do Esporte Clube Limoeiro, sempre esteve esculpida pela defesa intransigente dos interesses de nossa cidade.
As páginas do Correio do Ceará, d´O Nordeste, da Tribuna do Ceará e do Diário do Nordeste, além do microfone da Rádio Vale do Jaguaribe, sempre espelharam e reverberaram suas crônicas sobre a cidade de Limoeiro. É possível relatar a história da cidade só acompanhando os traços jornalísticos do escriba Meton Maia e Silva.
Quisera ter e ser a síntese de uma vida que se embrenha e corporifica-se na simbiótica relação entre a pessoa física e uma aliança indissolúvel com o instituto maior de uma comuna, de uma cidade. É de fazer inveja a qualquer cidadão que ama o torrão em que nasceu e onde despertou para a vida.
Até parece que Limoeiro esperou a maioridade de um filho das terras jaguaribanas, (Meton fez estreia na vida pelo vizinho Pereiro) para que tivesse um porta voz à altura dos teus fatos. Bem definido pelo professor Waldir Sombra como o "repórter do Sertão", Meton Maia e Silva fez mais do que contar e relatar a história, ele é protagonista e agente ativo e presente nos episódios que contam a vida de nossa comunidade. Parabéns, Meton Limoeiro Maia e Silva!

Nenhum comentário: