sábado, 24 de abril de 2010

Polícia Civil destaca força-tarefa para investigar a morte do líder comunitário

Superintende da Polícia Civil desloca agentes e delegado para auxiliar investigações de assassinato de ambientalista.
Uma força-tarefa da Polícia Civil vai atuar na apuração do assassinato do ambientalista e líder comunitário José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, região jaguaribana. Ontem, o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas disse ao O POVO, que designou, através de portaria, que o delegado regional de Russas, Luciano Barreto, auxilie o delegado José Fernandes, de Limoeiro do Norte, nas investigações.
“Inclusive, desde ontem (quinta-feira, 23/04), dois policiais de Russas estão integrando a equipe de policiais civis de Limoeiro do Norte”, informou Dantas acrescentando que “os policiais dos dois municípios estão em campo buscando descobrir os criminosos” e que ele próprio acompanhará detalhes das investigações.
Ontem, porém, não havia novidades sobre as investigações. Na última quinta-feira, contudo, o superintendente disse que o delegado José Fernandes ouviu o vigia do aeroporto de Limoeiro do Norte, de onde decolam aviões para fazer a pulverização de agrotóxicos no perímetro irrigado. Segundo ele, havia acontecido discussão entre o vigia e o ambientalista, devido à resistência de Zé Maria às pulverizações.
Velório de Zé Maria parou a comunidade de Tomé. Ambientalista lutava pela preservação da Chapada do Apodi. (Foto: Deivyson Teixeira)
O ambientalista de 44 anos foi executado com 19 tiros quando trafegava em sua moto numa estrada carroçável próximo ao aeroporto, na tarde da última quarta-feira. Ele presidia a Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi. A entidade foi fundada por ele e lutava para que os pequenos produtores não fossem retirados de suas terras - transformadas em fazendas de fruticultura irrigada.
A morte dele chocou as famílias que moram em localidades da Chapada do Apodi e integrantes de movimentos sociais e de instituições ligadas à diocese de Limoeiro do Norte. O corpo do ambientalista foi sepultado no cemitério São João Batista em Quixeré. A missa de 7º dia está sendo organizada pela diocese para a próxima semana, em data a ser confirmada.
Informações e Foto: OPOVO Online / Reportagem: Rita Célia Faheina

Nenhum comentário: