sexta-feira, 23 de abril de 2010

Polícia investiga o assassinato de José Maria Filho

A Polícia ainda não tem pistas dos bandidos que mataram um líder comunitário José Maria Filho, conhecido pela luta em favor de comunidades carentes na região do Vale do Jaguaribe. Veja abaixo a reportagem do Jornal Jangadeiro:

O corpo de José Maria foi velado na capela da localidade de Tomé, onde o ambientalista e líder comunitário assistia a missa todos os dias 13 em honra de Nossa Senhora de Fátima, havendo a concelebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Limoeiro do Norte, Dom José Haring. Após a missa, outro cortejo seguiu para Quixeré, onde houve o sepultamento.
Crime tem repercussão nacional
José Maria Filho foi executado com 19 tiros no tórax e na cabeça. Seu corpo foi encontrado por populares jogado no asfalto, ao lado da moto que pilotava, na Chapada do Apodi.
De acordo com as informações periciais, um carro e uma moto podem ter sido usados o crime.
O carro teria sido forçado o agricultor a sair da pista, e sem chances de defesa, mesmo caído no chão, José Maria teria sido alvejado. A Polícia tem poucas informações.
O fato repercutiu nacionalmente, tendo em vista a bandeira levantada pelo lidér comunitário que denunciava o uso indiscriminado de agrotóxicos na Chapada do Apodi, em prol da comunidade que sofre com o descaso e o desrespeito dos órgãos públicos e a irresponsabilidade das grandes empresas que se fixaram na Chapada, e que atentam contra o meio ambiente e a saúde da coletividade.
Outra denúncia fala da concentração de terras na Chapada do Apodi por grandes grupos empresariais que, conforme o próprio Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), nenhuma das grandes fazendas fruticultoras possui títulos das terras.

Nenhum comentário: