quinta-feira, 18 de março de 2010

Cortejo e diplomação dos Mestres são destaque na noite de abertura do V Encontro Mestres do Mundo

Sons e cores se misturaram nas ruas de Limoeiro do Norte e deram o tom da abertura do V Encontro Mestres do Mundo, realizado na noite desta quarta-feira (17/03). Um cortejo com a participação de dezenas de Mestres da Cultura, banda de música e o Maracatu Reis de Paus saiu do Centro Cultural com destino à praça da Igreja Matriz. Lá chegando, os participantes foram recebidos com os aplausos da população que lotava as arquibancadas da arena montada no local. Eram adultos, jovens e crianças acompanhando algumas das principais manifestações da cultura brasileira.
A corte do Maracatu Reis de Paus continuou sua apresentação no palco, levando a riqueza da toada e das loas do maracatu cearense para o público. Em seguida, foi realizada a solenidade de diplomação dos novos Mestres da Cultura do Ceará, selecionados pelo edital da Lei dos Tesouros Vivos de 2009. Este ano, foram diplomados nove mestres e um grupo. Ao todo, o Ceará possui agora 59 Mestres da Cultura e três grupos oficialmente reconhecidos pela lei.
No Palco Mestre, Monarco e músicos da Velha Guarda da Portela encerraram a noite mostraram o ritmo contagiante do autêntico samba brasileiro.
Durante a solenidade, o Secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, louvou a iniciativa do Ceará em valorizar as figuras representativas da cultura local e destacou o fato de se estar reverenciando estas pessoas ainda ativas, mantendo e repassando suas tradições para as outras gerações. Já o secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, destacou o evento como o mais representativo encontro de cultura popular do Ceará, onde se valoriza a troca de informações e saberes dos Mestres entre si e deles com a população.
O talento de casa foi reconhecido pelo público com a apresentação de Mestre Chico, de Limoeiro do Norte, e as facetas multicoloridas do seu Boi da Faceira. A dança afro-brasileira foi representada com a força da percussão e a cadência da dança do Tambor de Crioula do Manto de São Benedito, do Maranhão. A noite terminou com o registro do autêntico samba brasileiro por meio de um dos seus mais tradicionais representantes, Monarco da Portela, acompanhado pelos músicos da Velha Guarda.
O V Encontro Mestres do Mundo segue até sábado (20/03), com uma ampla programação composta de Rodas de Mestres, relatos de experiências e apresentações de música, dança e diversas manifestações culturais.
Informações e Foto: www.mestresdomundo.art.br

Nenhum comentário: