terça-feira, 16 de março de 2010

V Mestres do Mundo traz Siba e a Fuloresta pela primeira vez ao Ceará

Siba e a Fuloresta (Nazaré da Mata/PE) faz show pela primeira vez no Ceará no próximo dia 20 de março. O grupo pernambucano encerra a programação do V Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte.
Siba tornou-se conhecido no cenário musical brasileiro à frente do extinto Mestre Ambrósio – grupo contemporâneo a Chico Science & Nação Zumbi e ao movimento mangue bit nos anos 90. Artista com inserção no mercado internacional, o rabequeiro Siba acumula a experiência de turnês européias com seu projeto atual, levando a cultura popular além do universo nordestino e sob a perspectiva de intercâmbio artístico “do local para o global”.
Da tradição à pós-modernidade. Alguns músicos do grupo – que conta com nove integrantes – sequer tinham ido a Recife antes de se apresentar pela primeira vez no continente europeu, em 2004. O show acontecerá no Palco Mestre da Praça Matriz, de Limoeiro, a partir das 21h30.
Baixe fotos em alta resolução de Siba e a Fuloresta clicando aqui
O Encontro
Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o V Encontro Mestres do Mundo programa diversas apresentações artísticas na Praça da Igreja Matriz de Limoeiro, durante seus quatro dias de duração. Estão programadas ainda oficinas e seminários em outros equipamentos culturais da cidade. Os Mestres da cultura popular se reunirão para trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); Mestres do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); Mestres do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); Mestres do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e Mestres da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).
A programação do evento acontece, diariamente, em três momentos distintos. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público.
O Encontro terá ainda outras atividades, como o Encontro Pedagógico de Educação Patrimonial, a Universidade dos Mestres, debates sobre a Ação Griô e outras apresentações artísticas.
V Encontro Mestres do Mundo
Local: Limoeiro do Norte – CE
Data: 17 a 20 de março de 2010

Nenhum comentário: