segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia de refletir sobre o uso da água

No Dia Mundial da Água, a população se reúne para refletir sobre o tema. Há comemorações em Limoeiro do Norte e na região do Maciço de Baturité. O Ceará tem 73,5% de água acumulada nos 132 açudes.
Em todo o mundo, hoje é dia de refletir sobre um dos bens mais fundamentais do planeta. No Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22 de março, várias instituições no Ceará estão celebrando o tema e aproveitando para discutir sobre o assunto. Nesse fim de semana, principalmente, em que as águas recomeçaram a cair no Ceará, a população pôde perceber a falta que ela faz.
Em Limoeiro do Norte a Barragem das Pedrinhas é, a um só tempo, lugar para descanso, animação, pesca ou só um contemplar da paisagem, seja dia de sol forte ou noite de luar. (Foto: Alex C. Monteiro)
O município de Limoeiro do Norte encerra hoje a reunião promovida pelo Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe. Desde o dia 15, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e instâncias governamentais estão se encontrando na Semana da Água.
O momento é para refletir e propor alternativas para os problemas estruturais da região Jaguaribana. A região concentra mais da metade da água acumulada no estado do Ceará. A bacia do Jaguaribe inclui o Alto, Médio e o Baixo. O açude Castanhão, o maior do Estado, tem capacidade para armazenar um total de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. É localizado na cidade de Alto Santo.
AÇUDES DO CEARÁ: SITUAÇÃO HÍDRICA
Fonte: Cogerh
- Segundo o site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora 132 açudes do Estado, o volume hídrico do Ceará está em 73,5%. São mais de 13,1 bilhões de metros cúbicos de água acumulada.
- A capacidade total de acúmulo de água do Ceará passa dos 17,8 bilhões de metros cúbicos.
- O maior açude do Estado, o Castanhão, está com 72,7% de sua capacidade. O Orós acumula 83,7% do 1,9 bilhão de metros cúbicos de água que pode armazenar.
Acarape do Meio (Redenção) 70,5%
Aracoiaba 91,6%
Araras (Varjota) 73,6%
Ayres de Souza (Sobral) 66,7%
Banabuiú 76,2%
Castanhão (Alto Santo) 72,7%

Cedro (Quixadá) 27,7%
Forquilha 73,3%
Gavião (Pacatuba) 93,8%
Orós 83,7%
Pacajus 86,6%
Pesqueiro (Capistrano) 86,3%
Salão (Canindé) 54,7%
Souza (Canindé) 66,6%
Tijuquinha (Baturité) 90,3%
Informações: OPOVO Online e Cogerh

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com