quarta-feira, 24 de março de 2010

Limoeiro do Norte e Tauá são os primeiros a aderir ao projeto “Começar de Novo”

O projeto “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já tem os primeiros municípios do Ceará cadastrados. Tauá, na região dos Inhamuns, e Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, assinarão o termo de cooperação, em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado, na próxima segunda-feira (29/03), no auditório do Tribunal de Justiça, em Fortaleza.
O projeto nacional coordena as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional de presos e recém saídos do sistema carcerário. O objetivo é sensibilizar órgãos públicos e sociedade civil para também se engajarem na iniciativa. Os homens e mulheres que cumpriram pena enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho e ainda sofrem com o preconceito, situações que facilitam o retorno à criminalidade.
Em Limoeiro do Norte, região conhecida pelos crimes de pistolagem, há uma cadeia pública e um presídio, ocupados por cerca de 100 detentos. Através do projeto, o procurador do município, João Batista Freitas de Alencar, disse que “a Justiça fornecerá a relação dos detentos aptos a participar do programa e a prefeitura buscará, junto às empresas locais, oportunidades de trabalho para eles”.
No município de Tauá haverá uma audiência admonitória (o juiz estabelece condições ao preso para o cumprimento do regime semi-aberto ou aberto), presidida pelo juiz titular da Comarca, Edson Ponte. Na audiência, os egressos poderão manifestar ou não a vontade de participar do Projeto.
Informações: Ceará Agora

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com