terça-feira, 16 de março de 2010

Cortejo pelas ruas de Limoeiro marcará a abertura do V Encontro Mestres do Mundo

Um cortejo pelas ruas de Limoeiro do Norte/CE no final da tarde desta quarta-feira (17/03) marcará a abertura do V Encontro Mestres do Mundo, evento que reunirá em um mesmo espaço uma grande diversidade de manifestações de culturas tradicionais populares de várias regiões do Brasil e de diversos países da América Latina. Até sábado (20/03), cerca de 110 Mestres da Cultura do Som, do Corpo, da Oralidade, do Sagrado e das Mãos se apresentarão e trocarão experiências sobre seus saberes e fazeres. Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o evento irá promover ainda oficinas e seminários em outros equipamentos culturais da cidade.
O cortejo terá início às 18 horas, com a concentração dos Grupos e dos Mestres da Cultura. A saída está marcada para as 18h30, com a participação do Maracatu Reis de Paus (Fortaleza/CE), terminando com o Mestre Getúlio Sineiro (Canindé/CE) tocando o sino da Praça da Igreja Matriz, onde diversas apresentações artísticas acontecerão durante os quatro dias de evento.
Na ocasião, será realizada ainda a cerimônia de diplomação dos novos Mestres da Cultura do Ceará, selecionados pelo edital da Lei dos Tesouros Vivos de 2009. Ao todo, são nove mestres e um Grupo, selecionados através do edital. O Estado possui agora 59 Mestres da Cultura e três Grupos diplomados e reconhecidos pela lei. Estão confirmadas na solenidade autoridades como o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho; o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula; o Prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar; e o Presidente da Comissão Cearense de Folclore, Clerton Martins.
Palco Mestre: Muito trabalho nos últimos preparativos para a abertura do evento. (Fotos: Nilo Leite, no Blog do Nilão)
A primeira noite do evento celebrará os tambores e as batidas de vários lugares do País, destacando a pluralidade da música brasileira. As apresentações artísticas terão inicio às 21h30 com o Mestre Chico e o seu Boi da Faceira (Limoeiro do Norte/CE), seguidos pela dança afro-brasileira Tambor de Crioula do Manto de São Benedito (MA). A noite se encerra com Monarco e a Velha Guarda da Portela (Rio de Janeiro/RJ), apresentando o autêntico samba brasileiro.
A programação do evento acontece, diariamente, em três momentos distintos. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres, um diálogo entre os mestres sobre suas tradições, percepções e vivências. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres por eles próprios, e as noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público.
Os Mestres das culturas populares se reunirão para trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); Mestres do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); Mestres do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); Mestres do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e Mestres da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).
A Roda de Mestres faz parte da programação do V Encontro Mestres do Mundo.
A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.
Programação do dia
• 8 horas às 17 horas – Credenciamento e Recepção dos Mestres;
Local: Academia Limoeirense de Letras
• 15 horas às 17 horas – Reunião do Fórum Regional de Cultura e Turismo do Vale do Jaguaribe;
Local: Centro Cultural
• 18 horas – Concentração dos grupos e mestres;
Local: Centro Cultural
• 18h30 – Cortejo com a participação do Maracatu Reis de Paus, terminando com o Mestre Getúlio Sineiro tocando o sino da Matriz;
Local: Ruas de Limoeiro
• 20h30 – Abertura Institucional com autoridades / Cerimônia de diplomação dos novos mestres;
Local: Praça / Palco Mestre
• 21h30 – Apresentações
Local: Praça / Palco Mestre
Boi da Faceira – Limoeiro do Norte – CE
Manto de São Benedito – Tambor de Crioula – MA
Monarco e Velha Guarda da Portela– Samba –RJ
V Encontro Mestres do Mundo
Local: Limoeiro do Norte – CE
Data: 17 a 20 de março de 2010
Twitter: www.twitter.com/mestresdomundo

Nenhum comentário: