terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto O DORES: Documentário mostra a realidade dos catadores de lixo do bairro Antônio Holanda

A Associação Projeto Paz e União, organização não-governamental e sem fins lucrativos, convida a todos a participarem da abertura do Projeto O DORES. O objetivo desse projeto é mostrar a realidade sobre a questão social do Bairro Antônio Holanda de Oliveira, em especial focando os catadores de lixo.
O evento se realizará nesta terça-feira, 30 de março 2010, a partir das 18:30h, na sede da associação, situada na Rua Maria José Chaves de Almeida, 2580, Bairro Antonio Holanda de Oliveira, no município de Limoeiro do Norte/CE.
Entendendo que uma forma de intervir nessa realidade é registrando o recorte desse contexto e difundido para a comunidade, o projeto é dirigido ao público adolescente e jovem, e será visualizado através do documentário O DORES.
Ganhador do edital do Programa Microprojetos Mais Cultura 2009, o projeto atualmente conta com o apoio dos seguintes parceiros: Governo Federal, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes, Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e Secretária de Cultura do Estado do Ceará.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 30/03
18:00h - Acolhida ao participantes.
18:10h - Apresentação institucional
Associação Projeto Paz e União
Facilitadora: Francineide Azevedo.
18:20h - Apresentação
Cia. de Dança e Teatro Maria Fumaça
Espetáculo: Morte e Vida Severina.
Facilitadores: Eligardênio e Fabio Sampaio.
19:00h - Apresentação do Projeto O DORES
Facilitador: Nacélio Alves.
19:20h - Espaço aberto para o debate sobre o tema, e visualização de painéis de fotos.
19:30h - Posse do conselho do Adolescente e Jovem da Associação
20:00h - Encerramento do Evento, com oferta de coquetel.
Foco Jovem
É o grupo de jovens da Associação Paz e União, do Bairro Antonio Holanda de Oliveira, que se reúne para estudo e prática do áudio visual.
Os participantes tiveram a idéia de produzir o documentário O DORES, com o objetivo de mostrar a realidade vivida pelos catadores de lixo da localidade Vila da Paz e Rua José Vitor de Oliveira.
SAIBA MAIS
Exemplo de experiência em ES fortalece pequenos grupos em Limoeiro do Norte (CE)
Na cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, uma experiência em Economia Popular Solidária (EPS) tem mostrado aos pequenos grupos e empreendedores da região que a prática da coletividade e da solidariedade traz benefícios para todos.
O grupo "Construção Solidária", surgido em 2007, na Associação Comunitária Projeto Paz e União, é uma reunião de pequenos empreendedores da cidade que se encontram mensalmente para discutir questões da área de EPS e suas necessidades. O grupo é composto por artesãos, jovens e mulheres que trabalham sob os princípios da economia solidária, fortalecendo e dando visibilidade aos seus trabalhos.
Neide Azevedo, Gestora Social e Administrativa da Associação, comentou que as feiras de economia solidária são os espaços onde os empreendedores divulgam e comercializam seus produtos. De acordo com ela, de 2007 até agora já foram realizadas sete feiras. Nestas ocasiões, além da exposição e comercialização, são realizadas trocas solidárias e apresentações culturais, aliadas à instalação de uma praça de alimentação com comidas típicas.
Ela comentou que os trabalhos que mais se destacam na região são produções a partir de retalhos e bordados. Entre os integrantes do grupo, os artesãos que fazem sandálias de couro, os que trabalham em reaproveitamento de madeira, mulheres que trabalham com artesanato, bordado, tapeçaria e retalho, e jovens que produzem peças de biscuit.
Neide informou ainda que, no último encontro do grupo, foi marcada a data para a realização de um seminário que deve discutir os impactos, os benefícios e o desenvolvimento da EPS na cidade. O seminário será realizado no próximo dia 25 e conta com o apoio do Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - SINE/IDT de Limoeiro.
A partir desta data, devem iniciar as inscrições dos interessados em participar da Feira de Economia Solidária que acontecerá em junho. "Nós sempre realizamos as feiras em junho, aproveitando as festas juninas, momento que dá visibilidade e fortalece o evento", explicou a gestora.
"A gente vê claramente a mudança no comprometimento da comunidade, eles (trabalhadores) se interessam e se informam", ressaltou Neide. Segundo ela, os empreendedores e empreendedoras tiveram aumento na produção e nas vendas, graças às feiras. "Eles sempre falam que as feiras deram muita visibilidade aos seus trabalhos", completou.
Ela exemplificou que o artesão que fabricava sandálias em casa, hoje tem um espaço maior próprio para a produção, e ainda comemora o aumento das vendas. Além dele, as mulheres conseguiram com sua produção, aumentar a renda familiar.
"As pessoas que pensam que vão ‘enricar’ com a economia solidária, desistem rapidinho, porque o nosso trabalho é ir fortalecendo a coletividade e a partilha, beneficiando todos aos poucos", finalizou.
Associação Projeto Paz e União
A Associação nasceu em assembléia geral em 01 de Agosto de 1986, com o apoio do Fundo Cristão para as Crianças do Brasil “CCF Brasil”. Está situada a Rua Maria José Chaves de Almeida, 2580. O projeto funciona na cidade de Limoeiro do Norte no estado do Ceará.
Maiores informações:
Site: www.projetopazeuniao.com.br
E-mail: projetopazeuniao@brisanet.com.br
Fone: (88) 3423-1866

Nenhum comentário: