quarta-feira, 10 de março de 2010

Limoeiro sedia Conferência Regional de CTI&ES

A ideia é envolver os 35 municípios da região do Jaguaribe para dar contribuições à II Conferência Estadual de CTI&ES.
Nesta quarta-feira (10/03) Limoeiro vai reunir diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. É a Conferência Regional de CTI&ES, que acontece no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE (Av. Dom Aureliano Matos, 2058), a partir das oito horas.
A Conferência Regional de Limoeiro do Norte é a primeira de uma série de quatro Conferências Regionais preparatórias para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
A abertura do evento em Limoeiro contará com a presença do Secretário da Secitece, René Barreira; do prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar; do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Francisco de Assis Moura Araripe; e do secretário de Ciência e Tecnologia do município, Berto Luís Freitas Peixoto, dentre outros representantes locais.
Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.
Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 representantes para a Conferência Estadual. René Barreira enfatiza a importância da participação de todos os municípios da região do Jaguaribe na Conferência Regional. “É necessário o envolvimento da região como um todo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas de Ciência e Tecnologia e Educação”, frisa.
Os eixos temáticos que irão orientar as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.
As outras cidades a receber as Conferências Regionais são Crato (17/03), Tauá (24/03) e Sobral (31/03). A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE.
Municípios participantes:
Alto Santo, Aracati, Banabuiú, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ereré, Fortim, General Sampaio, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Palhano Paramoti, Pereiro, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte.
Informações: SECITECE - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

2 comentários:

Unknown disse...

como colocar informações de evento neste blog, sou de Limoeiro de Norte e da secretaria de Ciencia e Tecnologia e queria colocar um evento.

Limoeiro do Norte disse...

O e-mail do blog é: limoeiroblog@hotmail.com, ficando à disposição desde já.