quarta-feira, 3 de março de 2010

Limoeiro inaugura primeiro Centro de Referência de Atendimento à Mulher do Vale do Jaguaribe

Inauguração do Centro reforça luta contra a violência contra a mulher.
A luta contra a violência doméstica do Vale do Jaguaribe terá um grande reforço a partir da próxima sexta-feira, 5 de março, com a inauguração do primeiro Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência da região, e o segundo no interior do Estado do Ceará.
Homenageando a militante Márcia Moura, o Centro de Referência proporcionará às mulheres vítimas de violência doméstica acolhimento, atendimentos psicossociais e jurídicos, abertura de prontuário e/ou boletim de ocorrência, bem como acompanhamento do caso, com o objetivo de protegê-las e resgatar o bem-estar e a auto-estima das mulheres.
Limoeiro do Norte foi um dos seis municípios no Ceará a aderirem, em 2005, ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que tem o objetivo de promover mudanças para superar as desigualdades entre mulheres e homens na nossa sociedade. Na região Jaguaribana o município foi o único agraciado com o equipamento. Segundo a coordenadora do Centro de Referência, Maurineide Holanda, a luta pela construção do equipamento começou ainda há 3 anos. “Em 2008 fizemos o projeto e enviamos para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres ao qual após analisarem a rede de serviços e aos atendimentos disponíveis na região, conseguimos a aprovação do mesmo”, falou.
O Centro de Referencia de Atendimento a Mulher em Situação de Violência contará ainda com um auditório e espaços para o desenvolvimento de atividades sócio-educativas e de discussão dos direitos da mulher. O Centro representará um avanço para o Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, uma vez que visa promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania.
Para Maurineide Holanda, “Acreditamos que a força institucional do equipamento consiga de alguma forma inibir a violência contra a mulher, como também leve essas mulheres a serem protagonistas nesta luta, pois nosso objetivo é também colocar em discussão essas temas que ainda são tabus em nossa sociedade”, declara.
O Centro de Referencia de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Márcia Lúcia de Moura Oliveira, será inaugurado no dia 5 de março de 2010, às 19 horas, e está localizado na Rua Coronel José Nunes, s/n, ao lado do Centro Social Urbano, no Centro do município de Limoeiro do Norte/CE.
Márcia Lúcia de Moura Oliveira
Militante do movimento estudantil universitário na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - Fafidam, Márcia Moura entrou nos movimentos sociais na luta contra o preconceito contra a mulheres, ainda no final da década de 80, quando fez parte da União das Mulheres Cearenses – Núcleo Limoeiro do Norte.
Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores no Município, no qual foi secretária geral de 1997 a 2004. Participou de todas as edições do Grito dos Excluídos, como também do II Fórum para Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de conferências regionais e estaduais para a formulação de políticas voltadas para as mulheres. Em 2004 a militante foi acometida por um infarto, ao qual vitimou-se. (Fonte:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br)

Nenhum comentário: