terça-feira, 16 de março de 2010

Monarco & Velha Guarda da Portela estarão na abertura do V Encontro Mestres do Mundo

O autêntico samba de terreiro marca a abertura do V Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte/CE nesta quarta (17/03).
Monarco e a Velha Guarda da Portela se apresentam a partir das 21h30 no Palco Mestre da Praça Matriz. A atração é uma dupla de peso da música tradicional do Rio de Janeiro: Monarco – 50 anos de carreira – é autor de canções como “Tudo Menos Amor”, “Passado de Glória” e “Rancho da Primavera”. A Velha Guarda é uma reunião de sambistas de projeção da Portela, uma das escolas mais tradicionais do Carnaval carioca. O grupo é criação de Paulinho da Viola e foi mantido por “bambas” como Jair do Cavaquinho e Argemiro Patrocínio, a fim de preservar o verdadeiro sentido do samba e contra as distorções provocadas pela massificação do gênero.
Formada por antigos integrantes da escola de samba Portela (fundada em 1923), a Velha Guarda tem como destaque o sambista Monarco, autor de canções interpretadas por Martinho da Vila e Clara Nunes.
A Velha Guarda teve registros fonográficos notórios em sua discografia. Em 1999, a cantora Marisa Monte – cujo pai Carlos Monte é ex-diretor cultural da Portela - produziu o CD “Tudo Azul” com a Velha Guarda da escola. A produção contou com participação de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola, o portelense mais conhecido do público. O disco possui repertório com um samba de característica melódica e levada dolente, reunindo canções de diversos compositores ligados à escola, inclusive Monarco.
A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Nenhum comentário: