segunda-feira, 22 de março de 2010

Mestres do Mundo: Tradição preservada

Mestres de várias partes do Brasil trocaram experiência. Oficinas passaram vivências para os mais jovens sobre a preservação da cultura popular.
Mestres da Cultura de todo o País movimentaram Limoeiro do Norte com seus diversos saberes. Em quatro dias, mais de cem artistas e brincantes das tradições populares visitaram Limoeiro do Norte. Pequenos pedaços do Brasil reuniram-se feito retalho que vira pano de boi bumbá, de várias cores e jeitos num pedaço do sertão que só não foi mais quente porque choveu no dia de São José, que lavou o terreiro da alma, revigorou a fé.
Depois de muito ciúme, devido a saída em 2008 para Juazeiro do Norte, o Encontro Mestres do Mundo voltou para a cidade onde tudo começou - Limoeiro do Norte. Para os espectadores, não deve sair mais. Para artistas como Mestre Bigode, mais importante que ‘onde’ é ‘de quem’, pois "a festa é nossa" - dos mestres, guardiões, tesouros, griôs ou que nome se dê aos mantenedores das tradições populares culturais. O evento reuniu muita gente curiosa dançando o reisado, lembrando de antigamente, seja pela vivência ou pelo que contaram os mais velhos. Aboliu-se o palco armado estilo comício eleitoral e banda de forró. O largo tablado de madeira deu o tom da nova estrutura, feita para respeitar as brincadeiras, reisados, fandangos e cirandas.
A V Edição dos Mestres do Mundo, realizada em Limoeiro do Norte, reuniu mais de cem artistas e brincantes das tradições populares. Oficinas, shows, relatos orais marcaram o evento.
E não faltaram avós no Encontro dos Mestres, estes com idade média perto dos 70 anos. Eram eles e os netos, gente vinda de vários cantos do Ceará para conferir e participar da festa, onde havia um mundo de mestres, mas só brasileiros. Pela primeira vez faltou mestres estrangeiros no encontro que se pretende internacional.
A programação do evento teve três momentos distintos: as manhãs eram dedicadas às Rodas de Mestres, troca de saberes e fazeres de suas tradições e vivências; as tardes eram acompanhadas pelos relatos de experiências e durante as noites as apresentações artísticas no Palco Mestre e no Palco Brincante, este um espaço alternativo para os grupos novos que cultivam as tradições culturais.
Lourdes Macena, presidente da Comissão Nacional de Folclore, foi a responsável pela mudança do evento de Juazeiro para Limoeiro. "Estavam devendo isso a Limoeiro. A quantidade de mestres aumentou. O encontro está se solidificando na valorização das manifestações tradicionais. O evento dá visibilidade a essa vertente, de fomento aos mestres, que fazem a produção do patrimônio cultural, aos tesouros vivos", assinala.
O Patrimônio Cultural esteve sempre na pauta. Jovens do município participaram, por três dias, do curso Patrimônio para Todos, extensão da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, de Fortaleza, que discute a preservação patrimonial como instrumento de identidade, singularidade e autoestima da população. Em miúdos, conhecer, entender e registrar, para não perder. Gravação em audiovisual, fotografia e textos foram produzidos pelos jovens com idades entre 14 e 16 anos. Para Lourdes Macena, a educação patrimonial é o eixo principal para o sentimento de identidades e tradições.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior
Apresentação dos Irmãos Aniceto
(YouTube, com imagens de Felipe Abud)

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com