O reservatório atingiu a cota de 105,17, o equivalente a 95% do seu limite de armazenamento, e já acumula 6,36 bilhões de metros cúbicos, de acordo com o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualizado neste sábado (09/05).
A cada dia, o Castanhão bate recordes de armazenamento de água, superando os índices de 2004. Com a sangria do Orós, cresce ainda mais o nível do Castanhão, uma vez que ambos represam o Rio Jaguaribe.
(Foto: Melquíades Júnior)O monitoramento do Castanhão tem por objetivo manter o açude na cota de 103,70 para, ao final da quadra chuvosa, reter as águas de modo que o nível do reservatório suba até a cota 106, quando estará com 6,7 bilhões de metros cúbicos, a capacidade máxima de armazenamento.
Detalhes do Castanhão
Capacidade máxima de acumulação: 6,7 bilhões de m³ d´água
Rio barrado: Jaguaribe
Localização: Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe
Distância de Fortaleza: 253 km pela BR-116
Barragem principal
Tipo: terra homogênea e concreto compactado a rolo (CCR)
Tomada d'água
Tubulações: duas, com diâmetros de 3,7 m
Válvulas: quatro de 1.500 milímetros de diâmetro
Descarga máxima: 100 m³ por segundo
Vertedouro
Tipo de comporta: segmento, com 12 unidades
Dimensões: 10 m de altura por 11,55 m de altura
Capacidade: 12.345 m³ por segundo
Previsão para o fim de semana
De acordo com informações da Funceme, predonima o céu parcialmente nublado nas regiões cearenses.
Há previsão de chuva para todas as regiões do Estado, nas próximas 72h, principalmente sul e região jaguaribana. Na imagem do satélite Meteosat-9, no canal visível, do dia 09/05/2009 das 08h00 local, observa-se o estado do Ceará com céu entre parcialmente nublado a nublado. Nuvens associadas à chuva são observadas, no oceano Atlântico, próximo ao litoral leste do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário