segunda-feira, 4 de maio de 2009

Portugueses visitam Limoeiro do Norte

Comitiva de empresários chega em Limoeiro, para conhecer projetos sociais e promover investimentos. Visita dos portugueses foi iniciada no ano passado, com a geminação das duas cidades.
Menos de um ano após o lançamento da geminação entre a cidade de Espinho, de Portugal, e este município cearense, uma comitiva de empresários e políticos portugueses chega nesta segunda-feira (04/05) a Limoeiro do Norte para conhecer as expressões culturais, as atividades econômicas, os projetos de ensino e, em contrapartida, abrir as negociações para investimentos econômicos e sociais em solo cearense. Os portugueses ainda vão presentear a escola da comunidade de Espinho, homônima à cidade européia, com a Plataforma Camões, um projeto avançado de interação digital entre alunos e professores com computadores e lousa digital.
A comitiva deve ficar em Limoeiro até a próxima quinta-feira (07/05), quando segue a Fortaleza, para uma audiência com o governador Cid Gomes.
Numa comprovação de objetividade muito além da diplomacia, autoridades de Portugal fazem a segunda visita oficial a Limoeiro do Norte. Chegam nesta segunda-feira (04/05) à tarde, dessa vez trazendo também empresários, interessados em conhecer a cidade, ver as possibilidades de investimento para, em seguida, trazer um maior grupo de investidores à cidade jaguaribana.
O tipo de intercâmbio entre os dois países é batizado de “geminação”, explicada pela Carta régia portugesa do ano de 1762 – época das capitanias hereditárias – determinando que os colonos portugueses adotassem nas áreas ocupadas de sesmarias os homônimos da terra natal. Assim acontece com Messejana, de Fortaleza, com o seu homônimo em Portugal; do mesmo modo a localidade de Espinho, em Limoeiro, faz referência à cidade de Espinho, de onde partiu a comitiva que visita o Ceará nesta semana. Definidas como “cidades-irmãs”, as cidades de Limoeiro (Brasil) e Espinho (Portugal) mantêm o diálogo desde o ano passado.
Em agosto de 2008, numa visita oficial a Limoeiro do Norte, José Barbosa Mota, presidente da Câmara de Espinho — equivalente a prefeito no Brasil —, em Portugal, definiu a geminação como um passo a mais na consolidação do fraterno relacionamento entre os nossos dois povos e os nossos dois países. “E mais sentido faz ainda quanto é certo que o Ceará pontifica como o maior pólo de atrtividade dos portugueses que demandam o Brasil, quer pela via empresarial quer porque reconhecem que é um local de privilégio para morar”, diz.
“O Espinho é um de nossos mais tradicionais povoados. Foi das primeiras terras a serem regadas com o suor do rosto português nas duras labutas da criação de gado. Foi ali que a branca tez européia dos nossos ancestrais se tornou trigueira, acobreada, pela ação do calor meridiano nos dias causticantes. Foi ali, como em muitos lugares, que os metais das raças se fundiram para formar essa liga comum da gente brasileira, resistente às intempéries históricas das revoluções e revoltas, das turbulências políticas, das pestes, das epidemias, das secas desesperadoras e das enchentes silenciosas, que surpreendiam os homens nas calmarias das madrugadas”, afirma o escritor limoeirense Gylmar Chaves, idealizador da geminação entre as cidades dos dois continentes quando era secretário municipal da cultura.
Conforme Gylmar, a consolidação da geminação entre as cidades-irmãs teve também o importante papel do diplomata brasileiro e acadêmico limoeirense, professor doutor José Flávio Sombra Saraiva, e do então embaixador de Portugal no Brasil, doutor Francisco Seixas da Costa, que visitou Limoeiro no ano passado.
Em janeiro deste ano, uma comitiva limoeirense visitou a cidade portuguesa de Espinho. O prefeito João Dilmar reuniu-se com empresários na Associação Comercial de Espinho, depois com o presidente da Junta de Freguesia de Paramos. O gesto recíproco dos portugueses tem início hoje às 17h30.
Programação
O primeiro ato será a participação de palestra sobre as “Políticas de Atração de Investimentos do Estado do Ceará”, proferida pelo doutor Francisco Zuza de Oliveira, diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Amanhã haverá visita ao Projeto Irrigado Jaguaribe-Apodi, ao ateliê do artista plástico Júlio Pitombeira, e à comunidade de Espinho, onde serão apresentados espetáculos culturais e um jantar será oferecido pela comunidade.
O marco é a inauguração, na Escola de Ensino Fundamental João Luis Maia, da Plataforma Camões. Na quarta-feira será conferido o Distrito Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar), pertencente a Russas e Limoeiro, e visitadas às instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, um dos maiores núcleos de educação científica e tecnológica do Interior; na quinta-feira uma delegação viaja a Natal (RN) e outra segue para Fortaleza.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
R. Cel. Antônio Joaquim, 2121 – Centro
(88) 3423.1783

RELAÇÕES
"A geminação é um passo no desenvolvimento de Limoeiro e entre os povos"
Gylmar Chaves - Escritor e idealizador da Geminação

"Queremos trocar experiências culturais, sociais e econômicas com a nossa cidade-irmã" -
José Barbosa Mota - Presidente da Câmara de Espinho
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: