quinta-feira, 28 de maio de 2009

Limoeiro do Norte e cidade portuguesa de Espinho vão interagir com Plataforma Camões

Uma conexão por Internet entre escolas do ensino fundamental da cidade de Espinho, em Portugal, e do distrito de Espinho, em Limoeiro do Norte, vai mostrar as novas fronteiras que a tecnologia aponta para a educação.
A ligação entre os dois pontos através do Atlântico se dá no âmbito do processo de geminação iniciado em 2008 quando Gilmar Chaves era secretário de Cultura do município cearense.
No próximo dia 16 de junho, as escolas das duas localidades vão transmitir entre si em tempo real aulas com uso da plataforma Camões, usando o notebook Magalhães. A Espinho portuguesa tem oito salas equipadas com a tecnologia. Uma sala na escola de ensino fundamental Luis Maia, no distrito de Limoeiro do Norte, foi equipada com 20 computadores, um quadro interativo que reproduz o conteúdo no notebook equipados com a Plataforma e um mini datacenter, doados pela Microfil Tecnologias de Informação, que desenvolveu o Camões. Mais cinco Magalhães com a Plataforma foram doados pela empresa portuguesa.
No dia 16, aniversário da cidade, Espinho em Portugal terá a presença do prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar, Gilmar Chaves, hoje consultor do projeto, da coordenadora da escola Luis Maia, Maria Luísa Mendes e de Tiago Torquato, aluno de Informática. A convite da Microfil, Maria Luísa e Tiago vão receber treinamento durante 15 dias para, na volta, aplicar no ensino às crianças da escola Luís Maia em Limoeiro do Norte.
Sábado, o deputado Ariosto Holanda visitou a escola com o prefeito e definiu apoio à experiência da Espinho cearense com softwares educativos, e sugeriu a instalação de um processo de incubação da empresa portuguesa com tecnologia na área de educação. Segundo Gilmar Chaves, o objetivo de Limoeiro do Norte é conseguir equipar as nove salas com a tecnologia da Plataforma Camões e do computador Magalhães. Para isso, vai buscar parcerias no setor público e na iniciativa privada.
“Colégios particulares de Fortaleza e mesmo as universidades não têm uma tecnologia com essa”, disse Ariosto aos alunos da 5ª série da escola Luís Maia, em Espinho. “Vocês estão tendo um privilégio que têm de aproveitar, um presente que caiu do céu”, afirmou.
Contíguo à escola no distrito Limoeiro do Norte o Centro Federal de Educação (IFCE) construiu um Centro de Inclusão Digital (CID), que recebeu a visita do prefeito e do deputado, autor da emenda que alocou recursos para a obra. O instrutor de informática do CID, Raniel Nogueira, formado na Garagem Digital do Instituto Centec em Limoeiro do Norte conta que quatro turmas já concluíram o curso e mais duas estão tendo aulas com conteúdos do nível básico, de manhã e à tarde.
O software Camões possibilita armazenar todas as aulas. Os alunos podem fazer as tarefas em casa e passar para a lousa na hora da aula. O mesmo computador pode ser usado para que outras turmas gravem todas as aulas num servidor.
Informações: Blog do Flamínio Araripe

Nenhum comentário: