segunda-feira, 4 de maio de 2009

Plataforma Camões será inaugurada no Espinho

Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental João Luis Maia, na localidade de Espinho, neste município, terão acesso a um dos sistemas mais avançados de tecnologia da educação básica utilizados na Europa. A Plataforma Camões é um projeto especializado em solução integrada de gestão de conteúdos e arquivos escolares. Em miúdos, lousa e carteira estarão informatizados, e o que o professor escrever na lousa aparece diretamente no computador do aluno, e vice-versa. A plataforma será inaugurada hoje à noite, em visita da comitiva de portugueses à comunidade.
Novo conceito de educação digital será inaugurado na Escola de Ensino Fundamental João Luis Maia, em Espinho.
A Plataforma Camões — em homenagem a Luis de Camões (1524-158), considerado o maior poeta da língua portuguesa — permite a interligação e a intercomunicação entre alunos e professores por meio de computadores e quadros interativos, onde os conteúdos produzidos tanto pelo professor quanto pelos alunos possam ser compartilhados por toda a turma. A empresa doará 20 computadores portáteis, além da lousa sensível ao toque, material de vídeo-conferência e de transmissão de dados, essenciais para a implantação da plataforma. E uma ferramenta ímpar no conceito de educação digital para os alunos.
O professor acompanhará o andamento dos trabalhos sem precisar se deslocar até às carteiras, podendo fazê-lo por intermédio do seu próprio computador tanto na sala de aula ou até mesmo a distância. O aluno que queira tirar alguma dúvida ou mesmo responder a qualquer pergunta do professor, poderá fazê-lo clicando em seu computador, para que sua fotografia e seu nome apareçam iluminados no quadro.
Funções
Entre as diversas funções da Plataforma Camões está o fato de que, caso um aluno seja obrigado a ficar em casa, ou até mesmo no hospital devido a doença prolongada, se munido do seu computador, poderá assistir às aulas e até mesmo participar do conteúdo ministrado na escola. Do leito do hospital, poderá ver toda a sala e até ser chamado ao quadro.
Essa característica permite que uma aula que esteja sendo ministrada, por exemplo, do município do Espinho de Portugal, possa ser assistida na Escola da comunidade de Espinho, em Limoeiro do Norte. Um exemplo de que as distâncias entre os homens ficam cada vez mais curta, consequência do nível tecnológico. É um modelo parecido, no entanto mais avançado, com os Centros de Inclusão Digital (CIDs), existentes nas cidades do Interior do Ceará.
Outra novidade é o fato de todos os conteúdos ministrados durante as aulas, bem como os trabalhos dos alunos, podem ficar arquivados em um servidor, dados que podem acompanhar o estudante ao longo de toda a sua vida acadêmica. No futuro, a intenção é estender a Plataforma Camões para outros níveis de ensino.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: