terça-feira, 12 de maio de 2009

Caso Nicanor: Acusados vão a Júri popular, dia 26, no Fórum Clóvis Beviláqua

A Justiça do Ceará marcou para o próximo dia 26 de maio de 2009, o julgamento de mais dois acusados de participarem do assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista, ocorrido em junho de 2003, no interior de uma rádio em Limoeiro do Norte.
Cássio Santana de Souza e Francisco Edésio de Almeida serão levados a júri popular na 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, às 13h:00.
Dois réus já tinham sido julgados pelo crime, são eles: Lindenor de Jesus Moura Júnior, com pena de 26 anos de reclusão e Francisco José Oliveira Maia, que cumpre oito anos de prisão, mas recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça. Outro homem estava sendo acusado pelo Ministério Público, por autoria material, além desses que serão julgados esse mês, mas o acusado morreu durante a instrução processual.
Francisco José de Oliveira Maia, José Vanderley dos Santos e Nilson Osterne Maia estão sob a acusação de coautoria. Otávio Viana de Lima também faz parte do inquérito por formação de quadrilha. Os dois últimos recorreram da sentença do juiz. José Vanderley ainda não foi submetido a julgamento.
O Ministério Público apurou ainda que a autoria intelectual do crime é atribuída àex-prefeita de Limoeiro, Maria Arivan Lucena e seu marido, o desembargador federal José Maria Lucena. O casal teria desenvolvido uma inimizade pelo radialista e mandaram executá-lo. Eles aguardam julgamento ainda sem data definida.
O profissional de rádio foi executado com vários disparos por pistoleiros que invadiram a Rádio Vale do Jaguaribe, de sua propriedade, em Limoeiro do Norte. Segundo testemunhas, a inimizade entre o radialista e o casal era de conhecimento de todos da cidade. O conflito teve início durante a campanha eleitoral de 2000, com ferrenhas críticas à administração da então prefeita.
Na ocasião, Nicanor Linhares Batista recebeu muitas ameaças atribuídas ao casal e ao dono de outra emissora de rádio. A denúncia do Ministério Público, revelou que pouco antes de morrer, ele teria dito a várias pessoas quem queria lhe fazer algum mal. Além das ameaças, houve uma tentativa de homicídio, que só não se concretizou como assassinato porque o radialista conseguiu fugir.
Informações: DIREITOCE.com.br

Nenhum comentário: