quarta-feira, 6 de maio de 2009

Açude Castanhão bate recorde de armazenamento com 92,9%, e enchetes ameaçam Vale do Jaguaribe

Quatro das 12 comportas do maior açude do Ceará já estão abertas, liberando 600 metros cúbicos de água por segundo. Capacidade chega a 92,9%.
A torcida é para que a chuva não seja tanta. Se vier muita água, mais comportas do maior açude do Estado, o Castanhão, devem ser abertas. O temor é que, com a liberação de mais água, os estragos com as enchentes no Vale do Jaguaribe possam ser maiores. Quatro, das 12 comportas do Castanhão, estão abertas, liberando 600 metros cúbicos de água por segundo.
O volume de água armazenada no açude passa dos 6 bilhões de metros cúbicos de água (6.224.090.000m³), o que representa 92,9% de sua capacidade total, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualizados em 06/05/2009.
As comportas foram abertas dia 25 de abril, às 12h45, atraindo a atenção de curiosos e causando alagamentos. (Foto: Melquíades Júnior)
A situação agora depende das chuvas das próximas horas. “Se continuar sem chover ou forem chuvas finas, vai permanecer do jeito que está. Mas, se for muita chuva, no último apuro é que a gente vai abrir mais. Estamos pedindo a Deus que não chova”, diz Almeida Chaves, gerente da Cogerh. A solução é apelar para ajuda divina. Todo dia é uma situação diferente, que só depende da intensidade da chuva.
Recordes
Neste ano, a cota do Castanhão (a altura medida pela Cogerh) chegou a 104,83. A maior havia sido em 2008 - 104,30. Esse é apenas um dos muitos recordes registrados em 2009. O volume de água armazenada no Estado já passa dos 16,3 bilhões de metros cúbicos. Ou seja, 91,7% da capacidade máxima do Ceará, a maior da história cearense. Açudes sangrando, nunca houve tantos.
Um dos pontos positivos do armazenamento recorde é que a qualidade da água vai melhorar a partir de agora. “O importante é que, com esse volume significativo, ocorre a renovação da água”, explica Ricardo Adeodato, diretor de Operações da Cogerh. Ele lembra que o açude Banabuiú também está com comportas abertas, liberando 792 metros cúbicos de água por segundo, numa abertura de 1,20 metro em cada comporta.
Como a previsão é de chuvas isoladas nas bacias, a intenção é de que fosse diminuída, ontem ainda, a abertura das comportas do Banabuiú para 1 metro. “Isso vai melhorar a situação de Itaiçaba, que está alagada. Mas esse reflexo na cidade só vai chegar daqui a dois dias (a contar de ontem)”, comentou Ricardo.
Informações: OPOVO.com.br

Um comentário:

Ana Cristina disse...

Estas aguas tem um grande valor
em nossas vidas,mais se continuar do jeito que esta vai ficar dificil pra nos.