Projeto de lei pretende criar, em Mossoró, centro público de formação de condutores a partir da iniciativa cearense.
Vários municípios buscam informações para criar departamentos de trânsito.A determinação do Código Nacional de Trânsito, para que cada município se responsabilize pelo tráfego de veículos em suas vias, não é seguida de forma homogênea em todo o País. Quem chegou na frente serve de referência para os que ainda não implementaram as medidas.
O município de Mossoró, principal cidade do Interior do Rio Grande do Norte, será um dos primeiros daquele Estado a municipalizar o trânsito e, ao mesmo tempo, pretende instalar a primeira auto-escola pública do Interior daquele Estado, com base na experiência de Limoeiro do Norte, no Ceará.
O capitão Osmar Nogueira de Oliveira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demut) de Limoeiro do Norte, foi convidado a apresentar os projetos que resultaram na municipalização do trânsito e da criação da auto-escola pública em Mossoró. Em reunião na Câmara Municipal da cidade potiguar, autoridades do trânsito dos dois Estados discutiram a viabilidade da criação da auto-escola pública. “Nenhuma das cinco auto-escolas de Limoeiro do Norte se colocou contra o projeto”, afirmou o capitão Osmar Nogueira. Menos da metade dos municípios do Ceará conseguiu municipalizar o trânsito.
Desde a aprovação na Câmara Municipal da lei nº 1.425, de 5 de dezembro de 2008, que criou a primeira auto-escola pública do Ceará, o Departamento de Trânsito de Limoeiro tem recebido pedidos de informação de vários municípios do Ceará e até de outros Estados, principalmente os que ainda não criaram seus departamentos municipais – a lei passa pelo crivo burocrático do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas a previsão é que, nos próximos meses, tenham início as atividades da auto-escola em Limoeiro. Além dos contatos por telefone, servidores municipais de Viçosa e Piquet Carneiro estiveram em Limoeiro do Norte para conhecer as instalações do Demut.
Com o funcionamento do Centro Municipal de Formação de Condutores em Limoeiro do Norte, a população paga apenas cerca de R$ 200, referente às taxas do Detran, o que representa uma economia de 80% a 85% para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos tipos A (para moto) e B (para carro).
Dúvidas
O vereador mossoroense Diego Gomes é o autor da proposta que pretende criar o Centro Municipal de Formação de Condutores. Para Gomes, a criação do Centro não prejudicará as auto-escolas privadas existentes em Mossoró, pois terá a intenção de beneficiar principalmente as pessoas mais carentes, que não teriam condição de custear as aulas particulares. “O caso de Limoeiro do Norte é uma prova de que podemos também tomar a iniciativa”, afirmou Diego Gomes.
Já o vereador José Júnior, também de Mossoró, alertou para a definição de critérios na criação da auto-escola pública, de forma a não prejudicar as empresas privadas que atuam na cidade. Ele sugeriu que uma das alternativas seria a terceirização desse serviço público, de modo a contemplar as empresas locais. O gerente de trânsito da Prefeitura de Mossoró, Walter Pedro, concordou com a idéia da auto-escola, mas revelou preocupação com os critérios e as formas de custear a atividade, que precisa ter sustentabilidade para a administração municipal.
O tenente Flávio Rabelo, do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), fez a ressalva que só será possível criar a auto-escola pública em Mossoró após consumada a municipalização do trânsito naquele município. Embora o Código Nacional do Trânsito exija a municipalização do trânsito em todo o País, não há um prazo para a medida. O Ministério das Cidades havia orientado que todo o processo fosse feito até dezembro do ano passado, o que ainda não ocorreu em mais da metade dos municípios brasileiros.
Mais informações:
Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro do Norte
(88) 3423.2312
Câmara Municipal de Mossoró
www.cmm.rngov.br
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior
Um comentário:
Espero que comece logo, pois tem muita gente na fila aguardando a oportunidade para tirar a carteira de habilitação. Em Mossoró são muitas auto escolas, mas tem muita gente pobre que mora lá e não tem condições financeiras para conseguir se habilitar!!!Será importante a implementação desse projeto naquela cidade.
Postar um comentário