sábado, 23 de maio de 2009

Antônio Holanda de Oliveira, o “Velho da Serra”

Neste sábado, dia 23 de maio, os moradores do Bairro Antônio Holanda de Oliveira (Cidade Alta), receberão as comemorações do centenário de nascimento de Antônio Holanda de Oliveira, prefeito de Limoeiro do Norte no período de 1973-1977.
Nascido em 19 de maio de 1909, o “Velho da Serra”, como era conhecido, teve sua gestão marcada pela construção de obras marcantes, dentre elas se destacam: o bairro Limoeiro Alto, a construção do primeiro posto de saúde do município, com assistência médica e odontológica.
Segundo o empresário Wilson Holanda, filho do homenageado, nada mais justo que comemorar no bairro que leva o nome do pai, o seu centenário de nascimento. “Acompanhamos a construção de mais de 300 casas para atender aos desabrigados da grande enchente de 1974, que hoje é parte importante do núcleo urbano limoeirense”.
Inauguração do primeiro posto médico-odontológico do município, conhecido popularmente como: Posto Antônio Holanda.
Comemorações
As comemorações iniciam às 17:00hs com a entrega da comenda do centenário, na Escola de Ensino Fundamental Alysson Paolinelli, para: Alysson Paolinelli, Antônio Nilson Craveiro Holanda, César Calls de Oliveira Filho, José Sandoval Escolástico Mendonça, Eurico Vieira de Melo e Francisco Vidal de Andrade.
Em seguida, às 18:00hs, a inauguração do busto em sua homenagem ao Prefeito Antônio Holanda de Oliveira, e para encerrar, às 19:00h, uma missa em ação de graças na Paróquia do Divino Espírito Santo.
Todos os eventos acontecerão no bairro Antônio Holanda de Oliveira (Cidade Alta), e a família Holanda fica honrada com a presença da população limoeirense.
Homenagem
O empresário do setor calcário Wilson Holanda, no ano do centenário de nascimento do seu pai, Antônio Holanda, lhe presta uma homenagem por meio de um calendário.
Em cada página mensal há uma ilustração com fotos da administração do saudoso prefeito Antônio Holanda (conhecido por Velho da Serra), em Limoeiro do Norte no período de 1973 a 1977. Os calendários foram distribuídos para a população do município.
Eleições de 1972, em Limoeiro do Norte (por Maurilo Freitas)
Com a chegada da eleição para prefeito, começou mais uma onda de reuniões para a escolha de candidatos. A escolha recaiu exatamente sobre Antônio Holanda de Oliveira e Eurico Vieira de Melo, para prefeito e vice-prefeito respectivamente, os mesmos que foram praticamente rejeitados por Manuel de Castro na eleição passada, acreditando-se não terem saído eleitos logo naquela eleição, justamente pelo seu desinteresse mostrando-se muito mais simpático ao nome de Raimundo de Castro.
Se em 1966, Manoel de Castro mostrou-se apático e desinteressado na campanha de Antônio Holanda para prefeito não atrapalhando para que Raimundo Castro fosse eleito, era porque sabia que agindo dessa forma, teria a oportunidade de “matar dois coelhos com uma só cajadada” quando tinha a certeza – como realmente aconteceu – que Raimundo de Castro viria para seu lado tão logo fosse eleito. Neste caso, não perdeu Antônio Holanda e ganhou Raimundo de Castro, aumentando o número de seguidores. Agora sim, era chegado o momento certo para Antônio Holanda.
O Prefeito Antônio Holanda na solenidade de posse, em janeiro de 1973.
Com seu jeitão grosseiro de matuto e características de trabalhador rural, sempre com seu inseparável “cigarro-pé-duro”, Antônio Holanda ganhou o apelido de “Velho da Serra”, o que se encaixou como um marketing na campanha e soava como um tratamento carinhoso por parte dos eleitores. Nem mesmo depois de os adversários tentarem debochar acrescentando ao epíteto, “unhas sujas e mal asseado”, não conseguiram tirar de Antônio Holanda a sua identificação e característica de homem do povo.
Para melhor identificar o Velho da Serra com o homem do campo, aconteceu naquela campanha um fato inédito: idealizaram um comício no centro da cidade, mas que em lugar de caminhões para conduzir os eleitores, foram colocadas carroças. Logo nas primeiras horas da noite, começaram a chegar de todos os recantos do município em grande número os rústicos veículos completamente lotados, criando um cenário pitoresco e dando um tom diferente à tradicional carreata, sendo substituída pelo que podemos chamar de carroceata.
Naquela eleição (1972), Manoel de Castro entrou na disputa com vontade, motivado pelo desejo de continuar com o controle político do município bem como mostrar ao seu chefe Virgilio Távora a sua força política e ainda vencer seus antigos adversários. Essa estratégia foi comprovada com a vitória do Velho da Serra. A força da ARENA era tão evidente naquele pleito e tão grande era o prestígio eleitoral de Manoel de Castro, que o pequerrucho e insignificante MDB, não conseguiu eleger nenhum vereador para se fazer representar na câmara municipal, sendo esmagado pelas forças arenistas e manoelistas.
Administração
A administração de Antonio Holanda não teve nenhuma novidade em termos de modernidade administrativa, porém, convém destacar o surgimento do bairro Limoeiro Alto, por ele idealizado, depois que enfrentou com dificuldades a enchente de 1974, ocorrida durante seu governo. É que foi naquele local onde se aglomeraram os desabrigados em barracas de lonas cedidas pelo exército.
Construção das primeiras casas do bairro Antônio Holanda, hoje o mais populoso do município.
Diante daquela situação, Antonio Holanda imaginou que ali poderiam ser construídas casas populares. Dessa idéia e do seu esforço, nasceu o bairro mais populoso de Limoeiro do Norte, o popularmente conhecido Limoeiro Alto – oficialmente Bairro Antonio Holanda de Oliveira. (Informações: www.maurilofreitas.blogspot.com)
História Política de Limoeiro do Norte
Seguindo a febre dos "blog's", uma grande dica para quem é fascinado em história e política, no Blog do Maurilo Freitas, está contada a História Política de Limoeiro do Norte desde a segunda metade do século XIX, com uma análise voltada para os acordos políticos, que sempre existiram a cada eleição. Boa dica.

Nenhum comentário: