quinta-feira, 7 de maio de 2009

Geminação avança entre Limoeiro e Portugal

"Queremos uma conquista que não seja financeira, mas pelo coração", afirmou o Presidente da Câmara do Espinho, José Mota, na abertura da palestra que marcou o início da visita da delegação portuguesa do Espinho a Limoeiro.
O autarca voltou ao município em menos de um ano após assinado o protocolo de geminação entre as duas cidades, desta vez acompanhado por empresários e presidentes das juntas de freguesias do Espinho. O objetivo da visita: conhecer as expressões culturais, as atividades econômicas, os projetos de ensino e, em contrapartida, abrir as negociações para investimentos econômicos e sociais em solo cearense.
Processo de Geminação poderá render inventimentos futuros, nos âmbitos econômico e social, em Limoeiro do Norte.
Recebidos pelo prefeito João Dilmar da Silva, a comitiva portuguesa assistiu a palestra sobre as Políticas de Atração de Investimentos do Estado do Ceará, ministrada pelo diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Dr. Francisco Zuza de Oliveira. "O Ceará não tem apenas interesse de receber investimentos, mas dispõe de uma série de facilidades àqueles que pretendem se instalar nele", afirmou Francisco Zuza.
A objetividade das ações está expressa também nas visitas que estão sendo realizadas na região. Na terça-feira (05/05), os portugueses visitaram o Projeto Irrigado Jaguaribe-Apodi, ao ateliê do artista plástico Júlio Pitombeira, e à comunidade de Espinho, onde assistiram espetáculos culturais e inauguraram a Plataforma de Educação Digital Camões, na Escola de Ensino Fundamental João Luis Maia.
Na quarta-feira (06/05), conheceram o Distrito Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar), pertencente a Russas e Limoeiro, e visitadas às instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, um dos maiores núcleos de educação científica e tecnológica do Interior; na quinta-feira (07/05) uma delegação viajou a Natal (RN) e outra seguiu para Fortaleza, onde se reúniram com o governador Cid Gomes.
A visita, para o prefeito João Dilmar, não é somente um ato diplomático, mas o reforço do que se quis desde a primeira conversa, antes mesmo de se instituir a geminação. Para todos, desde que iniciamos esse processo, está claro que necessitamos de uma via de mão dupla, com propostas, idéias e resoluções, garantiu João Dilmar.
Fonte: www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: