quarta-feira, 13 de maio de 2009

Canal integrado ao Eixão terá rompimento

Após informações do Dnocs, Cogerh esclarece que não haverá interferência direta no Canal da Integração. Segundo a Cogerh, nenhum trecho do Canal da Integração sofrerá interferência. (Foto: Rodrigo Carvalho)
Um canal integrado ao reservatório que leva água ao Canal da Integração, ou “Eixão”, será rompido em Morada Nova para aliviar os transtornos causados pela inundação na cidade. “Não será mexido diretamente no Canal da Integração”, afirmou Francisco Teixeira diretor da Cogerh, em esclarecimentos à reportagem veiculada ontem no Caderno Regional. A informação havia sido repassada um dia antes pelo próprio diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, minutos antes do sobrevôo ao açude Castanhão, na região jaguaribana.
A Cogerh vê como acertada a decisão do Dnocs, se for de romper o canal de tomada da estação de bombeamento do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas, que recebe água do açude Castanhão.
A decisão sobre uma intervenção na construção hídrica foi pauta de reunião com o prefeito de Morada Nova, Glauber de Castro, o deputado Manoel de Castro e a direção geral do Dnocs antes que fosse feito sobrevôo, realizado ontem pela manhã, à região afetada. O primeiro a informar à reportagem foi o prefeito Glauber Castro, que disse que “o fato novo é que resolveram abrir o Canal da Integração”. Ontem, o prefeito reconheceu que o que vai sofrer interferência é um canal que leva água para o Eixão.
“O Dr. Elias Fernandes (diretor geral do Dnocs) me convidou para sobrevoarmos o local e vermos o que será feito, mas eu tinha uma entrevista marcada na TV”, esclarece Teixeira, da Cogerh, justificando não ter participado de nenhuma decisão. Elias Fernandes e o engenheiro Getúlio Maia foram ouvidos pela reportagem, que pedia esclarecimentos ao que havia sido relatado pelo prefeito. A situação de Morada Nova se agravou depois das chuvas de 139mm e 47mm em dois dias seguidos, além do arrombamento de pequenos açudes, que, irregulares e sem fiscalização, têm comprometido mais ainda a situação das cheias no Interior, conforme já alertava a reportagem do Regional.
A decisão pela destruição do canal de tomada da estação de bombeamento do Distrito Irrigado Tabuleiros de Russas é feita no sentido de aliviar Morada Nova e, também, uma alternativa à incapacidade de se tirar tanta água da cidade somente pela estação de bombeamento, que, segundo o próprio diretor da Cogerh, carece de manutenção. A cidade ficou alagada pelas chuvas recentes e o arrombamento de 21 açudes de pequeno porte. Um dique construído para proteger a cidade da inundação do rio Banabuiú produziu efeito reverso, na medida em que está impedindo a saída das águas da cidade em direção ao rio.
Decisão acertada
A destruição do canal de bombeamento do Distar, situado à beira do rio Banabuiú, fará as águas caírem no açude Curral Velho, que, por sua vez, está conectado ao Canal da Integração, ou Eixão. Conforme Francisco Teixeira, a medida não fará qualquer interferência no abastecimento do Canal da Integração.
A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) também afirmou que a intervenção é feita pelo Dnocs, que dá o aval à Construtora Andrade Gutierrez, que já realiza as obras da segunda etapa do Distrito Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar). “É bom que se diga que a decisão pelo rompimento desse canal é acertada. Ele é escavado na beira do rio Banabuiú, na periferia da cidade. É na barragem de Curral Velho que o Eixão se ligará ao Distrito Tabuleiros de Russas. A água que atingiu Morada Nova veio principalmente da chuva, menos do Banabuiú ou do açude Arrojado Lisboa. Se fosse só as águas do Castanhão passando para lá, não teria inundado”, afirma Francisco Teixeira.
Conforme o prefeito Glauber Castro, a interferência na obra desse canal terá significado importante para ajudar as famílias atingidas.
Situação crítica
Agora supera a marca de 1.300 famílias desabrigadas no município de Jaguaruana. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Luis Lopes, a situação ficou mais crítica. “Tá chovendo pouco, mas a cheia do Banabuiú e as águas do Castanhão fizeram elevar as águas aqui”, conta, calculando em 40 centímetro o nível das águas de terça para quarta-feira, ainda reflexo das chuvas caídas em Morada Nova e do aumento da vazão de 800 para 1000 metros cúbicos das comportas do Castanhão.
Por outro lado, Luis Lopes reconhece que hoje a situação pode melhorar um pouco, com os dois dias seguidos de poucas chuvas e a diminuição na vazão do Castanhão. Os desabrigados estão precisando, principalmente, de colchões. O estádio municipal também passou a ser abrigo. O município recebe doações pela conta do Banco do Brasil, agência 2201-2, conta 2009-5, em nome de Vítimas Enchentes 2009.
O Governo do Estado lançou na segunda-feira a Força Solidária, que unifica as iniciativas para arrecadação de donativos para as vítimas das cheias.
FIQUE POR DENTRO
Medida serve para descongestionar trecho
O rompimento do canal de tomada da estação de bombeamento do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas, cujo distrito pertence aos municípios de Russas e Limoeiro, é a medida adotada para descongestionar as águas que caíram das chuvas no início da semana em Morada Nova. O canal está situado à beira do rio Banabuiú, na periferia de Morada Nova, e já sofreu uma intervenção no ano de 2004, com bons resultados. ´Quando rompe o canal de tomada, a estação de bombeamento ajuda a tirar água da cidade, que vai por uma adutora até o Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas e cai na barragem Curral Velho, onde se junta com a água do Eixão´, explica o diretor da Cogerh, Francisco Teixeira, acrescentando que ´acho que o pior já passou, em relação às inundações na região´. Pela primeira vez no mês, o açude Castanhão recebia, por volta de meio dia de ontem, a mesma quantidade que liberava, mil metros cúbicos de água por segundo. O fato se deu pela diminuição do volume do rio Salgado, resultado da diminuição das chuvas na região.
Mais informações:
Cogerh
Av. Aguanambi, 1770, Fortaleza (CE), (85) 3257.8715
Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, (85) 3101.4018/3996
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: