sábado, 23 de maio de 2009

Eugênio Leandro lança o CD 'À Hora dos Magos'

O cantor e compositor cearense Eugênio Leandro tirou do baú seus temas instrumentais para fazer o repertório do novo CD.
Foi na quietude do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, no lusco-fusco, como dizem por lá, quando não é dia nem é noite, que Eugênio Leandro compôs a maior parte das 12 faixas do seu quinto disco, À Hora dos Magos. “Peguei essa moda com meu pai, José Leandro, que chegava do trabalho, no fim de tarde, pegava o violão e ficava pinicando na porta de casa”, lembra o cantor e compositor cearense, que estreou no meio musical, em Fortaleza, no final da década de 1970, no Festival Universitário da Canção, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
Algumas das músicas do repertório do novo CD estavam há mais de 20 anos entre os guardados de Eugênio Leandro, que resolveu, pela primeira vez, em 30 anos de carreira, lançar um álbum totalmente instrumental.
O resultado pode ser conferido hoje, logo mais à noite, no projeto BNB Clube de Cultura, no BNB Clube da avenida Santos Dumont. O álbum reúne músicos como o violonista Nonato Luiz, o pianista Antonio José Forte, o baterista Jurim Moreira e os acordeonistas Adelson Viana e Cathrin Pfeifer, além da Camerata Contemporânea de Fortaleza e integrantes de grupos orquestrais do Estado, regidos por Alfredo Barros. Eugênio Leandro, que é violonista, não participou de nenhuma das gravações. “Fiz questão de não me meter”, brinca. No show, o compositor conta com a participação de alguns dos instrumentistas que tocaram no CD. Eles irão executar sete peças do repertório, ficando o restante a cargo do próprio Eugênio Leandro.
Com convidados de estilos diversos, o disco traz uma mistura de gêneros musicais, com a bossa-samba de Consolança (Jorge Helder, Ricardo Silveira e Jurim Moureira), o blues de Tonta Saudade (Lifanco e Carlinhos Ferreira) e o regional nordestino de Vento Aracati (Roberto Stepherson, Nilton Rodrigues, Adelson Viana e Tarcísio Sardinha). O trabalho é lançado depois de um intervalo de oito anos desde Castelo Encantado, quarto disco de carreira. A demora, entre outras justificativas, deveu-se às outras atividades do artista. Em 2002, o compositor, que também é escritor, dedicou-se ao livro Cego Oliveira (Ed. Demócrito Rocha), à convite do jornalista Lira Neto; em 2005, lançou O Livro Passarinho, para crianças, pela Imeph. No momento, finaliza um próximo livro de contos, ainda sem título definido.
Eugênio Leandro lançou o primeiro LP solo, independente, Além das Frentes, em 1986, chegando a mais de 20 mil cópias, com as edições em CD. O disco teve tiragem inicial de seis mil cópias, graças ao apoio do Centro Acadêmico de Medicina da UFC, à época comandado por Odorico Monteiro, que atrelou o disco ao encontro de estudantes daquele ano, sendo distribuído aos participantes. Depois, seguiu-se Catavento (1990), A Cor Mais Bonita (1996) e Castelo Encantado (2001).
À Hora dos Magos
Show de lançamento do CD de Eugênio Leandro dentro do projeto BNB Clube de Cultura. Participações: Antonio José Forte, Carlinhos Patriolino, Cleylton Gomes, Giltácio Santos, Igor Caracas e Kerty Hanslike. Hoje, às 21 horas, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont, 3646 - Aldeota). Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia ou sócio). Informações: 4006.7200 e 4006.7203.
Informações e Foto: OPOVO.com.br

Nenhum comentário: