quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mobilização na ajuda às vítimas das enchentes

O município de Limoeiro do Norte está mobilizado no atendimento às vítimas das enchentes. Uma das comunidades mais afetadas é o de Ilha de Santa Teresinha. Com o aumento do nível do Rio Jaguaribe e Banabuiú a população de várias comunidades afetadas tiveram que ser transferidas para colégios municipais, e por conta disso a Secretaria de Educação suspendeu as aulas na rede pública municipal.
A Prefeitura Municipal está solicitando à população que abrace a campanha de doação de alimentos, além de kits de higiene pessoal e cobertores, para ajudar as famílias atingidas pelas águas das chuvas. Bem como, a disponibilização de carros grandes e/ou caminhões para ajudar na retirada das famílias das comunidades atingidas. Algumas lojas como Eletro Guerra e Lojas Mathias estão colaborando.
Confira os locais de entrega das doações:
- CAPS II - Av. Francisco Remígio
- CAPS AD - Av. Dom Aureliano Matos
- Sec. de Ação Social e Sec. de Educação
Conforme o prefeito João Dilmar, em entrevista ao Portal Notícias do Vale, durante o dia mais 400 cestas básicas oriundas do governo estadual estavam programadas para chegar ao município. Uma ajuda substancial em alimentos chegou de uma pessoa do Bairro de Messejana, na capital, que não quis se identificar. Dilmar afirmou ainda que se necessário vai “empenhar o município” mas nenhum munícipe ficará sem atendimento.
Quanto ao decreto de Estado de Emergência, Dilmar afirmou que toda a documentação já foi entregue na Defesa Civil, e está aguardando os recursos no valor de R$ 200 mil liberados pelo Estado.
Na tarde desta terça-feira (12/05) foi realizada uma reunião com os secretários para discutir a ação das secretarias no apoio às famílias atingidas pelas cheias dos rios de Limoeiro do Norte. Além da campanha abrangendo a sociedade, a Secretaria de Saúde do município implantou o “ABC da Emergência”, pedindo a todos os funcionários da secretaria para trazerem alimentos como doação.
Até o final da tarde o número de famílias desabrigadas seria de 160, e o número de famílias desalojadas seria de 332, num total de 1.690 pessoas entre desalojadas ou desabrigadas. Devido a impossibilidade de acesso dos transportes escolares a muitas localidades, e ao fato de muitas escolas estarem servindo de alojamento às famílias desabrigadas, as aulas em todas as escolas municipais estão temporariamente suspensas, o que afeta cerca de nove mil alunos.
A Secretaria de Saúde também implantou duas equipes que permanecerá de plantão durante o tempo que o município estiver em Estado de Emergência: uma equipe ficará responsável pelo planejamento das ações, e uma equipe multiprofissional que prestará atendimento às famílias.
Também estarão mobilizados durante todo o período das chuvas os profissionais do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, equipe composta por 2 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, uma assistente social e uma nutricionista, que ficarão de plantão na Secretaria de Ação Social para atendimento exclusivo às famílias desabrigadas e desalojadas.
Os três carros, os sete profissionais de endemias e os quatro profissionais de mobilização social também ficarão de plantão para prestar apoio aos atingidos pelas chuvas. O Núcleo de apoio na Secretaria de Ação Social continua mobilizada 24 horas por dia através do número: 3423-1340.
Informações: Notícias do Vale

Nenhum comentário: