sábado, 23 de maio de 2009

Festa em memória de Antônio Holanda

Se a vida passa rápido, mais efêmero ainda são os mandatos políticos. É a saúde quem determina quanto se vai viver, mas são as obras profundas que dizem quanto será lembrado. Hoje, um dos políticos mais influentes no Interior do Estado — que viveu no século passado — é lembrado em seu centenário de nascimento. Décadas após deixar marcas na história de Limoeiro do Norte, Antônio Holanda é homenageado por três gerações da sociedade local. Autoridades políticas, jurídicas e empresariais do Estado e do Brasil conferem homenagem ao homem que, se vivo, completaria 100 anos.
População de Limoeiro do Norte comemora eleição do então prefeito Antônio Holanda, na década de 70.
Chegar em Limoeiro do Norte e perguntar sobre Antônio Holanda, terá duas respostas instantâneas: é o nome verdadeiro do bairro “cidade alta”, o mais populoso da cidade — criado para abrigar as vítimas das enchentes de 1974; também como é intitulado o maior posto de saúde da cidade. Até em Fortaleza tem a “rua Antônio Holanda”. O agricultor, o industrial e o político; e um nome que constrói parte da história do Vale do Jaguaribe.
Tendo exercido funções de Estado, foi por 10 anos delegado civil na sede de Limoeiro e em seus distritos, hoje Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo, tendo também se destacado na vida pública quando prefeito de Limoeiro do Norte no período de 1973 a 1977. Um de seus filhos, Wilson Holanda, relembra feitos do pai nas áreas de saúde e a visão industrialista de quem, nos anos 50, fundou a primeira fábrica de derivados de algodão na região.
Décadas após seu falecimento, ainda hoje são lembrados os feitos do “Velho da Serra”. Durante o dia de hoje, em Limoeiro, autoridades prestarão homenagem a Antônio Holanda. “Está é uma forma de sensibilizar a nova geração para dar prosseguimento à memória daquele que contribuiu para o desenvolvimento da "Princesa do Vale" , afirma o jornalista Meton Maia e Silva.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: