sexta-feira, 15 de maio de 2009

Castanhão alcança marca recorde de 97,6%

De acordo com o monitoramento da Cogerh, o açude Castanhão alcançou sua marca recorde de represamento de 6.539.230.000 bilhões de metros cúbicos de água, atingindo a cota 105,6, dados atualizados nesta sexta-feira (15/05).
A marca de 97,6% foi alcançada mesmo com redução da vazão das comportas, quando as quatro comportas do açude passaram a liberar 700 metros cúbicos (m³) por segundo.
A abertura de cada uma das comportas está em 1,92 metro, de acordo com Francisco Almeida Chaves, gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Limoeiro do Norte. Almeida diz que a quantidade de água que está sendo recebida pelo Castanhão é quase a mesma que está sendo liberada.
“Resolvemos baixar um pouco mais as comportas para ver se alivia a situação de Itaiçaba”, disse o gerente da Cogerh, referindo-se às enchentes que prejudicaram a cidade. Já no açude Banabuiú, as seis comportas abertas também foram rebaixadas ontem. A abertura de cada uma chega a 60 centímetros. A vazão do Banabuiú está em 400 metros cúbicos por segundo, segundo informações da Cogerh.
A previsão é de que a situação se mantenha a mesma nos próximos dias, se não houver tanta chuva na região, segundo afirmou Almeida. Em todo o Estado, já são 116 açudes acima de sua capacidade máxima. Informações: OPOVO.com.br
Abertura das comportas
Reveja o momento em que as comportas do Açude Castanhão foram abertas, no dia 24 de abril de 2009.

Previsão do Tempo
De acordo com o boletim da Funceme desta sexta-feira (15/05), o céu varia entre parcialmente nublado a nublado sobre o Estado. Previsão de chuva para todas as regiões cearenses.
Conforme a imagem do dia 15/05/2009 das 08h00 local, no canal visível, do satélite Meteosat-9, o estado do Ceará apresenta céu com muitas nuvens. Observa-se nuvem de chuva no setor central do Estado.

Nenhum comentário: