COMUNICADO

Devido algumas mudanças na estrutura do blogger, dificultando um pouco a configuração das novas postagens e inserção de imagens e vídeos, onde não seria possível manter o padrão, foi necessário uma mudança de endereço para: http://limoeirodonortece.blogspot.com

As informações sobre Limoeiro do Norte continuarão seguindo a mesma estrutura do espaço anterior. Ainda em fase de adaptação, o novo blog ainda passará por alterações, conforme a adaptação ao novo layout, buscando uma melhor forma de arquivar as informações e de melhor acesso aos visitantes.

Apesar de demandar um pouco de tempo para atualizações, o espaço vai continuar buscando melhorias, dentro do possível, para manter a média de acessos diários. Clique na imagem abaixo para acessar o novo blog.

Mesmo sem ser atualizado, este blog continuará acessível para pesquisas e consultas dos visitantes. No ar desde 5 de maio de 2008, em quase 3 anos de existência, foram exatas 1.180 postagens dos mais diversos assuntos, registrando fatos atuais e históricos do município de Limoeiro do Norte.

Agradeço a compreensão de todos.


domingo, 31 de outubro de 2010

Em Limoeiro, Dilma Rousseff vence José Serra com ampla vantagem também no 2º Turno

Assim como no 1º Turno, a candidata petista supera com uma margem considerável o candidato tucano no município de Limoeiro do Norte.
Confirmando as pesquisas, Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita em segundo turno, neste domingo (31/10), a primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil. De acordo com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a petista obteve 56,05% dos votos, mantendo no poder o Partido dos Trabalhadores por mais quatro anos. Derrotado na disputa, José Serra (PSDB), obteve 43,95% dos votos.
Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27 de outubro, a avaliação positiva do governo alcançava 83%. Lula participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.
Opção dos eleitores limoeirenses
Restringindo os votos apurados apenas em Limoeiro do Norte, o resultado do 2º Turno das eleições registrou uma ampla vantagem a favor de Dilma Rousseff.
A candidata petista obteve 26.693 dos votos limoeirenses, superando seu adversário tucano que obteve apenas 4.696 dos votos.
Em relação ao 1º Turno, ainda no município, Dilma mostrava ser a opção da população limoeirense com 23.501 votos, computando uma vantagem de 20.112 votos sobre Serra, este que ficou em terceiro colocado no município com 3.389 votos, sendo superado também pela candidata Marina Silva (PV), que obteve 3.446 votos. Compare abaixo os números registrados somente em Limoeiro do Norte:
Eleitorado: 41.957 / Seções: 145
Comparecimento
1º Turno: 81,83% (34.333) / 2º Turno: 79,05% (33.168)
Dilma Rousseff (PT)
1º Turno: 76,75% (23.501) / 2º Turno: 85,04% (26.693)
José Serra (PSDB)
1º Turno: 11,07% (3.389) / 2º Turno: 14,96% (4.696)
Brancos
1º Turno: 4,01% (1.377) / 2º Turno: 2,16% (716)
Nulos
1º Turno: 6,80% (2.334) / 2º Turno: 3,20% (1.063)
Abstenção
1º Turno: 18.17% (7.623) / 2º Turno: 20,95% (8.789)
Encontro pró-Dilma em Limoeiro do Norte reúne mais de mil lideranças do Vale do Jaguaribe
Mais de mil pessoas, lideranças, vereadores e prefeitos da Região do Vale do Jaguaribe participaram na manhã de sexta-feira (22/10) de uma reunião com o governador reeleito Cid Gomes, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Limoeiro do Norte. O objetivo do encontro foi incentivar a mobilização em todos os municípios da Região. Participaram também o vice-governador eleito, Domingos Filho, os senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, além de diversos deputados federais e estaduais.
De acordo com o governador do Estado, "as diversas ações do governo do presidente Lula que beneficiam o Ceará, e principalmente o Interior do Estado, nos permite trabalhar para que Dilma tenha uma grande votação por aqui. É importante sempre ressaltar como têm sido importantes programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, Luz para Todos, além de diversos convênios com o Governo do Estado para saneamento e acesso à água".
Segundo o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar, o crescimento que os municípios do Interior do Ceará tiveram nos últimos oito anos é claro. "Isso nos faz trabalhar com mais vontade para eleger Dilma, que vai dar seguimento a tudo o que vem sendo feito", disse Dilmar.
*com informações da Assessoria de Comunicação da campanha

Limoeiro Futsal é campeão Intermunicipal 2010

Mesmo num jogo morno e jogando em casa, Limoeiro passa ser muito esforço por Camocim, e levanta o caneco da competição pela primeira vez.
Com uma vitória modesta por 2 a 0 sobre Camocim, o Limoeiro Futsal conquistou o título do 38º Intermunicipal de Futsal 2010. Um gol de Fernando Moleza no primeiro tempo, e um de Domar no segundo, determinou a vitória alvi-anil limoeirense.
A partida foi realizada na noite deste sábado (30/10), no Ginásio Municipal José Nilson Osterne. Mesmo com entrada franca, a presença da torcida foi aquém do esperado, tendo em vista falhas na divulgação do evento.
Nível abaixo do esperado para uma Final
Ao contrário das semifinais, a partida final do Intermunicipal 2010 foi marcada pelo baixo nível do futsal apresentado pelas duas equipes, que não empolgou o público que compareceu ao ginásio, esperando uma partida mais disputada.
Frágil em quadra, a equipe de Camocim em nenhum momento levou perigo ao Limoeiro Futsal, que dominou a partida desde o início, mesmo sem acelerar e investir em jogadas mais agudas.
O primeiro gol limoeirense saiu ainda no primeiro tempo. Numa jogada de escanteio ensaiada, Fernando Moleza em baixo da trave não teve trabalhou para empurrar para dentro do gol. O segundo gol mostrou a tranqüilidade de Domar, que deu um toque sutil na saída do goleiro, no segundo tempo do jogo.
Título especial para a torcida e para o técnico
O futsal limoeirense está de parabéns, e mostra a tradição da cidade no esporte da 'bola pesada'. Essa competição foi especial, por ser o primeiro título Intermunicipal do município. O evento também teve um componente extra, por ter sido realizado em Limoeiro do Norte.
Agora como técnico, Neto conseguiu o título outrora perseguido quando jogador. "Já ganhei muita competições a nível nacional, mas confesso que essa teve um sabor especial. Primeiro por ter tentado como atleta, e segundo por ter aceitado o desafio como técnico. Então, começar melhor impossível. A resposta foi dada, e os atletas estão de parabéns" - afirma o técnico campeão.
Apesar das obras do Ginásio Municipal, mais uma vez, não terem cumprido o prazo para a conclusão do mesmo, o que já se perdura a cerca de 20 anos, a realização da competição também serviu para mostrar que Limoeiro do Norte tem condições para participar de competições em nível de Estado, se comparada a outras cidades.
Conquista salvou o ano
O título salvou um ano de grande investimento no futsal limoeirense. Com uma folha considerada alta para a realidade do futsal da região, a equipe havia sido eliminada do Cearense deste ano na fase de quartas-de-final, perdendo os dois jogos para Horizonte, que viria a sagrar-se a equipe campeã da competição.

Escritores de Limoeiro perpetuam tradição

Mesmo com dificuldades, escritores de Limoeiro do Norte conseguem publicar suas obras literárias.
O cenário literário do interior do Ceará vem passando por transformações significativas. Existem vários escritores despontando, publicando e provocando uma leitura instigante e repleta de criatividade. As linguagens variam de escritor para escritor ou de livro para livro, mas o importante é que este movimento, inicialmente silencioso, está cada vez mais forte e evidente, trazendo à tona verdadeiros prodígios das letras.
Limoeiro do Norte apresenta uma gama de escritores: poetas, cronistas, contistas, romancistas. Uma cidade que valoriza e reconhece seus talentos, assim confirmado pela existência da Academia Limoeirense de Letras, já há uma década em atividade. Publicações tanto autônomas de poetas e cordelistas e quanto de ganhadores de editais provam, assim, que também se faz literatura nos Municípios deste Ceará, apesar de todas as dificuldades.
Percurso produtivo
O jovem escritor Dércio Braúna, limoeirense atualmente radicado em Jaguaruana, se destaca pelas suas muitas publicações mesmo em tão pouco tempo. Dércio publicou seu primeiro livro em 2005, reunindo poesias na obra "O pensador do jardim dos ossos". A obra, que não teve editora ou amparo financeiro de edital, foi realizado custeado pelo próprio autor, que queria ver seus versos divulgados, revelados ao público, lançados neste espaço de efervescência cultural.
Mas este foi apenas o primeiro de uma lista que já conta com cinco obras, todas apreciadas por outros escritores e pelo público em geral. O jovem escritor se identifica com uma escrita intensa e sofrida, reveladora de toda a sua poesia interior. Ele denota um cuidado sensível a sua língua materna e suas palavras falam ao coração e à alma de quem o lê.
Dércio Braúna, escritor limoeirense residente em Jaguaruana. Ele é um dos novos talentos da literatura que despontam na região do Vale do Jaguaribe.
Na lista de Dércio Braúna, um autor que se define como "um escrevente de coisas ‘sentintes’, um ser que não esquece a infelicidade, de onde nos vem esta necessidade de ir pelo mundo usando de palavras", ainda existe "A selvagem língua do coração das coisas", de 2006, ganhador do II Edital de Incentivo às Artes do Estado do Ceará na categoria de poesia; "Uma nação entre dois mundos", de 2008, resultado de sua pesquisa monográfica da graduação em História pela Fafidam/Uece, financiado por conta própria.
Ainda no mesmo ano, publicou o poético "Metal sem húmus", desta vez pela Editora 7 Letras, que após conferir seu material, interessou-se em divulgá-lo. O mais recente escrito é do ano de 2010, o livro de contos "Como um cão que sonha a noite só", também pela Editora 7 Letras. O poeta, contista e ensaísta participa ainda do projeto KAYA - Revista de Atitudes Literárias, uma publicação eletrônica que se propõe a revelar os talentos jaguaribanos.
Divulgação virtual
Incrementando a lista de escritores da terra, pode ser citado o poeta, ensaísta e historiador Kelson Oliveira, que publicou já, há quatro anos, o livro de poesia "Quando as letras têm a cor do sonho", por meio do Edital de Incentivo às Artes.
O autor comenta a dificuldade de publicar. "Só nos resta os editais, ainda assim, com muita burocracia", desabafa. Em seu blog, expõe seus poemas, ensaia críticas à outros autores, discorre sobre política e literatura e mostra ao público uma escritura delicada, mas tocante, lúdica, porém cortante.
Enfim, uma escrita lírica, que se entranha nas mentes e corações, tamanha sua força poética, como pode-se observar nos versos "Esta página não é página/ É portal de papel/ Não bata para ir além/ Não chame nem se apresente/ Só aceitamos a entrada/ De pessoas pueris".
Duas novas publicações serão lançadas no início de 2011: o estudo antropológico "Os trabalhos de amor e outras mandingas", pela Editora 7 Letras, resultado de sua dissertação de mestrado, e o "Para comover borboletas", pelo I Prêmio Literário do Autor Cearense. Kelson integra, junto ao Dércio, a equipe da revista eletrônica KAYA.
Muitas escritas se descortinam neste ambiente da região jaguaribana de letras e sons, trazendo autores jovens, cheios de energia e empolgados em mostrar que ainda é possível fazer arte, apesar das dificuldades, da lentidão de efetivação dos editais e, ainda, da falta de editoras interessadas em artistas desconhecidos.
Mais informações:
Dércio Braúna -
http://www.derciopoeta.blogspot.com
Kelson Oliveira - http://www.kelsonoliveira.blogspot.com
Fonte: Diário do Nordeste, por Milena Bandeira

Academia Limoeirense tem 10 anos de história

A Academia Limoeirense de Letras existe há uma década. E em dez anos de atividade, apresentou aos limoeirenses um mundo de escritores, alguns em exercício há algum tempo e outros inéditos. A Fundação Educacional e Cultural Academia Limoeirense de Letras (Funecult) foi fundada em outubro de 2001, com o intuito de realizar atividades de organizações ligadas à arte de um modo geral. É uma entidade civil, sem fins lucrativos.
No estatuto da Academia, foram instituídas duas comendas, como meio de homenagear os escritores limoeirenses. A "Pe. Valdevino Nogueira" deve ser concedida ao cidadão que fizer jus a um prêmio na área de literatura clássica; e a "José Dantas Pinheiro" será conferida aos poetas de literatura popular e personalidades destacadas na área cultural, assim julgados merecedores de tal galardão.
A nova diretoria, eleita em 2009 para o biênio 2009/2011, é composta pelo presidente Francisco Irajá Pinheiro e demais acadêmicos, distribuídos em três conselhos distintos: diretor, fiscal e consultivo. A Academia é formada, ao todo, por 40 membros, entre titulares, efetivos, perpétuos, correspondentes, honorários e sócios beneméritos. As publicações dos acadêmicos são as mais variadas, tratando desde questões de relevância social e historiográfica a poesias e contos. Os lançamentos acontecem geralmente na sede, uma casa antiga, conhecida como o Casarão dos Osternes, família tradicional que teve grande relevância no cenário sócio-político-cultural de Limoeiro do Norte.
Entrega da comenda ao cardeal dom José Freire Falcão, ao lado do presidente da ALL, Irajá Pinheiro e Pe. Pitombeira.
Em seu espaço, a Academia dispõe da Biblioteca Francisco de Andrade Carneiro, inaugurada em novembro de 2004. Desde sua fundação, o acervo é amplamente agraciado por significativo número de doações, em sua maioria, dos próprios membros, mas todo e qualquer cidadão pode doar, bem como dispor do acervo para consulta. A Praça da Poesia é mais um ambiente agradável que o espaço acadêmico agrega, esta inaugurada no dia 14 de março de 2008 (Dia da Poesia).
A ALL desenvolve atividades sócio-culturais não apenas constante, mas significativamente, em que limoeirenses têm seu trabalho reconhecido, bem como o devido prestígio aos demais jaguaribanos que tenham contribuído para a formação da cultura local.
Mais informações:
Academia Limoeirense de Letras (ALL)
Email: academia_limoeirense@yahoo.com.br
(88) 3423.1213
Fonte: Diário do Nordeste, por Milena Bandeira

sábado, 30 de outubro de 2010

Limoeiro do Norte e Camocim decidem o título do 38º Intermunicipal de Futsal

As equipes de Limoeiro do Norte e Camocim decidirão o título do 38º Campeonato Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino 2010.
Na noite desta sexta-feira (29/10), o Ginásio Municipal José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, foi palco de dois grandes jogos semifinais, onde não faltou emoção até os instantes finais dos jogos, para a alegria do público presente.
Em um jogo emocionante, Camocim conquistou a vaga nos segundos finais da partida. Já o Limoeiro começou arrasador, e bateu Crateús, considerada a melhor equipe da competição. A partida final entre Limoeiro do Norte e Camocim será realizada na noite deste sábado (30/10), às 19:00h, no Ginásio Municipal José Nilson Osterne.
Camocim 3x3 Mombaça
No primeiro jogo da noite, Camocim e Mombaça lutaram pela vaga na final do certame até os segundos finais da partida, que foi a prorrogação. Os gols da partida só saíram no segundo período do jogo. Aos 25min. Romário marcou o gol que abriu o placar em favor de Mombaça. Cinco minutos depois, James empatou para o Camocim.
Faltando menos de dois minutos para o final, aos 38’24”, Alex virou o jogo para o Camocim. Quando tudo parecia decidido, Romário empatou o jogo para o Mombaça aos 39’21”. Com o empate no tempo normal a partida foi definida na prorrogação.
Não faltou emoção no período extra que definiu o primeiro finalista do torneio. Quando faltavam 24 segundos para o final da prorrogação, Wanderson marcou para o Mombaça, e a final ficou muito próxima dos mombacenses. Porém, faltando 7 segundos para o encerramento da partida, numa falha do goleiro de Mombaça, Emídio marcou para o Camocim, que, com o empate, ficou com a vaga por ter sido primeiro colocado de sua chave na fase de quartas de finais.
Limoeiro 7x5 Crateús
Na segunda partida entre Limoeiro do Norte e Crateús/Unicred, muitos gols, doze no total. Logo a um minuto de jogo, Fernando abriu o marcador para o Limoeiro. Quatro minutos depois, novamente Fernando marcou o segundo dos limoeirenes.
O jogo estava fácil para os donos da casa que ampliaram o placar com gol de Denilson, aos 07’24”. Os limoeirenses continuavam a atacar o Crateús, que não jogava bem e aos 18’33” tomou o quarto gol do Limoeiro, marcado por Preá. Após tomar o quarto gol, Bogobol descontou para o Crateús.
Na volta para o segundo período, Crateús esboçou uma reação e marcou seu segundo gol através de João Paulo. O Limoeiro marcou mais um com Dedo. O Crateús fez o terceiro com Caio, e o Limoeiro respondeu com Preá.
Em busca do prejuízo, Crateús foi pra cima e marcou dois gols seguidos, com Caio e Olavinho, deixando a partida em 6x5, a menos de 1 minuto do apito final. O time visitante pressionava e tentou reagir, mas perdeu várias oportunidades de empatar a partida.
E como "quem não faz, leva", Dedo num contra-ataque fulminante, marcou o segundo dele e o sétimo do Limoeiro, que conseguiu segurar o resultado até o apito final, vencendo o jogo por 7 a 5, conquistando o direito de disputar o título do torneio, em casa.
Informações: Portal Futsal Cearense

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pela segunda vez no ano, Agência dos Correios de Limoeiro do Norte é alvo de assaltantes

Os assaltantes levaram uma quantia em dinheiro não informada pela agência. Esta é a segunda vez no ano que o estabelecimento é alvo de bandidos.
A onda de assaltos registrados no interior do Ceará tem deixado vários estabelecimentos comerciais em estado de alerta. Além de bancos, as agências dos Correios também têm se tornado alvo de bandidos. Cada vez mais rotineira, a ação dos bandidos em Limoeiro do Norte tem sido um desafio para a segurança pública do município.
No município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, pela segunda vez neste ano a agência dos Correios foi tomada por assalto, por volta das 16:00h desta quinta-feira (28/10). A ação foi anunciada por dois homens que estavam fortemente armados. No local, estavam presentes dezenas de pessoas, dentre elas clientes e funcionários.
Os bandidos ameaçaram as pessoas e levaram vários objetos pertencentes às vítimas. Além disso, os assaltantes levaram uma quantia em dinheiro da agência, mas até agora, o valor não foi revelado. A Polícia local realiza diligências no intuito de capturar os acusados, porém, ninguém foi capturado. (Informações: Ceará Agora)
No assalto anterior, polícia captura bandidos
Abaixo vemos imagens do circuito de segurança interno da agência no momento da ação dos bandidos, no início da tarde do dia 11 de junho de 2010. A ajuda de policiais militares do município de Baraúnas/RN foi fundamental para a captura da quadrilha.
Na ocasião, dois policiais militares destacados no município de Baraúna/RN, residentes nesta cidade, perceberam a circulação de um automóvel Astra, branco, sendo este guiado por um velho conhecido da polícia do Rio Grande do Norte, por dar apoio logístico em alguns assaltos ocorridos na região, conhecido como “Flávio de Chico Branco”, e informaram aos policiais de Limoeiro do Norte, que conseguiram fechar o cerco e capturar os autores do delito.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Começa a disputa pelo título do 38º Intermunicipal de Futsal, realizado em Limoeiro do Norte

Teve início terça-feira (26/10) a Fase Final do 38º Campeonato Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino 2010. A competição é um dos certames mais esperados de 2010 no calendário do salonista estadual. Neste ano a Limoeiro do Norte sedia a fase final da competição. O palco as disputas do título 2010 está sendo o Ginásio Municipal José Nilson Osterne, que recebeu um bom público prestigiando os jogos do primeiro dia. O evento prossegue até o próximo sábado, dia 30 de outubro.
Na abertura tivemos as presenças do presidente da Federação Cearense de Futsal (FCFS), Sílvio Carlos Vieira de Carvalho, o superintendente e diretor do departamento de esportes da mentora, Roberto do Valle, o prefeito de Limoeiro do Norte, Dr. João Dilmar da Silva, o secretário de esporte e juventude, Dr. Leovigildo Andrade Maia, o presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, Carlos Marcos de Souza Nunes (Barão), o professor e projetista Dr. Mailson Cruz.
Palco de todos os jogos da competição, a quadra do Ginásio Municipal José Nilson Osterne tem as dimensões de 20 metros de largura por 40 metros de comprimento, piso de Paviflex (sintético).
Na fase classificatória, oito cidades disputam o título de Campeão Intermunicipal de Futsal. Nos dois grupos do torneio conta com quatro times cada, classificando-se os dois melhores de cada grupo as semifinais da competição.
A Chave T é formada por Guarany de Sobral/Col. Sant’Anna (atual campeão), Crateús/Unicred, Santa Quitéria e Mombaça. A equipe de Limoeiro do Norte compõe a Chave U, tendo como adversários Santana do Acaraú, Camocim e Redenção.
Os jogos classificatórios seguem até a quinta-feira (28/10), quando serão definidos os semifinalistas do certame, que se enfrentarão na sexta-feira (29/10). A grande final do 38º Intermunicipal de Futsal 2010 acontecerá na noite do sábado (30/10).
Dia 26 de Outubro/Terça-feira
17:00 – Guarany de Sobral/Col. Sant’Ana 4x4 Mombaça (pênaltis: 4x3)
18:30 – Crateús/Unicred 10x0 Santa Quitéria
20:00 – Limoeiro do Norte 2x2 Santana do Acaraú (pênaltis: 5x4)
21:30 – Redenção 1x2 Camocim
Dia 27 de Outubro/Quarta-feira
17:00 – Santana do Acaraú 2x3 Camocim
18:30 – Guarany de Sobral/Col. Sant’Ana 0x4 Crateús/Unicred
20:00 – Limoeiro do Norte 9x1 Redenção
21:30 – Mombaça 6x0 Santa Quitéria
Dia 28 de Outubro/Quinta-feira
17:00 – Guarany de Sobral/Col. Sant’Ana 2x4 Santa Quitéria
18:30 – Redenção 7x5 Santana do Acaraú
20:00 – Limoeiro do Norte 7x8 Camocim
21:30 – Mombaça 9x8 Crateús/Unicred
Dia 29 de Outubro/Sexta-feira
SEMIFINAIS
18:30 – Jogo 1: Camocim 3x3 Mombaça
20:00 – Jogo 2: Limoeiro do Norte 7x5 Crateús/Unicred
Dia 30 de Outubro/Sábado
FINAL: 19:00 – Limoeiro do Norte x Camocim
Solenidade de abertura
Em um discurso rápido, para declarar a abertura oficial da fase final do 38º Intermunicipal de Futsal, o presidente da FCFS, o jornalista Silvio Carlos falou um pouco sobre a competição em si, ressaltando que "a disputa até aqui foi de alto nível, e com certeza será bem melhor, pois de quarenta equipes, só sobraram oito para a fase final".
O presidente fez rasgados elogios ao Ginásio Municipal, pois quando pronto será uma das melhores praças de esporte do Ceará, obedecendo todas as normas oficiais de um grande ginásio. Ao terminar desejou boa sorte a todas as equipes.
O prefeito João Dilmar falou do objetivo de trazer esta fase para Limoeiro do Norte, que é fazer essa integração de todas as cidades participantes desta competição, e desejou boa sorte as equipes. O secretário de esporte juventude Leovigildo Andrade Maia em seu curto discurso deu às boas vindas às equipes.
Informações: TV Jaguar Online

6º Concurso Causos do ECA: Gestora escolar de Limoeiro do Norte entre as finalistas

Maria de Fátima Holanda dos Santos, diretora da Escola de Ensino Fundamental Judite Chaves Saraiva, de Limoeiro do Norte, está participando do 6º Concurso Nacional de Causos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A história contada pela gestora está entre as selecionadas no concurso que estimula a disseminação e premiação de histórias vividas por meio da aplicação das diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Maria de Fátima está concorrendo com a história “Um Recreio Com Sabor de Brincadeira”. A história ficou entre as 10 finalistas do concurso em um total de 1.196 inscrições.
O 6º Concurso Causos do ECA é um concurso cultural que objetiva a disseminação e premiação de histórias de cidadania vividas por meio da aplicação das diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) através da literatura. O objetivo do Concurso é dar visibilidade ao ECA enquanto instrumento de transformação de vida e efetivação de direitos.
Além dos causos premiados pelo Comitê de avaliação, será realizada uma votação popular on-line, do dia 01 de outubro de 2010, às 17:00h do dia 29 de outubro de 2010, via Portal Pró-Menino, em que qualquer pessoa poderá votar no causo finalista que mais gostou.
Cada pessoa poderá realizar seu voto via internet para escolha do causo que será premiado por Júri Popular, limitando-se a 1 voto por pessoa. O autor do causo mais votado receberá o prêmio de R$ 10.000,00.
A votação é aberta a todos. Convidamos a todos os limoeirenses para votarem na história da representante do município de Limoeiro do Norte, e do estado do Ceará. A premiação será no dia 23 de novembro de 2010.
Maria de Fátima Holanda dos Santos é graduada em Geografia, pós-graduada em Meio Ambiente: Uma Visão Interdisciplinar, e diretora de escola pública (da Educação Infantil ao Ensino Fundamental) no município de Limoeiro do Norte/CE, onde também orienta projetos pedagógicos como Feira de Ciências, Projeto PETECA, entre outros concursos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

'Multirão da Justiça' tem números surpreendentes

Primeira Vara Federal a se instalar no interior cearense, no Vale do Jaguaribe, a 15ª Vara, através de seu Juizado Especial Federal, realiza no período de 18 a 29 de outubro de 2010 o maior mutirão de audiências na história da Justiça Federal no Ceará, até então realizado.
"É tempo de paz e desenvolvimento". Este é o lema da atual administração do município de Limoeiro do Norte, e corresponde à ação jurisdicional da Subseção Judiciária da Justiça Federal, na Princesa do Vale, nesses seis últimos anos, onde foi instalada a 15ª vara federal, em setembro de 2004. Sobretudo, no período de 18 a 29 de outubro de 2010, quando Limoeiro acolhe o maior mutirão de audiências até então realizado na Justiça Federal no Ceará.
1.140 audiências foram designadas, numa média de 570 para cada semana, e 95 audiências para cada magistrado. Uma força tarefa composta por seis juízes, em cada semana (18 a 22 e 25 a 29 de outubro), seis salas de audiências. Juízes auxiliares que vieram de Fortaleza, Sobral e Iguatu e somaram força aos dois juízes lotados em Limoeiro do Norte. Zelosos em seus procedimentos, com a têmpera dos promotores da Justiça e da paz social, ao todo, dez juízes federais numa verdadeira maratona trabalharão para zerar os processos em tramitação no Juizado Especial, em Limoeiro do Norte.
E a equação dos esforços se dimensiona com a imperiosa vontade de um grupo determinado e convicto para levar uma resposta célere, nesse mutirão, aos cidadãos dos 21 municípios sob a jurisdição da Subseção de Limoeiro do Norte: a bravura e o despojamento dos vinte servidores da Subseção de Limoeiro do Norte. E quando falamos em despojamento, falamos de servidores que desde o primeiro dia das audiências, vestindo camisa azul, para bem delinear o momento, desde os primeiros raios de sol, no Vale do Jaguaribe, ao anoitecer, assessoram os magistrados em audiência, proporcionam apoio às audiências e empreendem à logística do evento.
Solenidade de Abertura
Apesar de o mutirão de Limoeiro do Norte ter início no dia 18 de outubro, as atividades oficiais começaram no dia seguinte (19/10). Autoridades locais e representantes do Ministério Público Federal, ladeados pelos juizes federais especialmente convidados para presidirem as audiências, servidores da Subseção Judiciária de Limoeiro, e servidores do Município, capitaneados pelos Juizes Federais Francisco Luis Rios Alves (titular da 15ª Vara em Limoeiro do Norte) e Lauro Henrique Lobo Bandeira, participaram com o público presente ao evento das manifestações cívicas que encheram de orgulho a Comunidade da Princesa do Vale.
A banda de música do município de Quixeré encantou aos presentes, apresentando um repertório cheio de saudosas canções. O momento ápice se deu quando da execução do Hino Nacional, pela banda municipal de Quixeré, e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Município de Limoeiro do Norte. Ao que se seguiu a execução do Hino do Município de Limoeiro do Norte.
Antes da solenidade de abertura, os juízes federais Francisco Luis Rios Alves e Lauro Henrique Lobo Bandeira foram homenageados com uma canção tocada pela banda municipal de Quixeré.
O mutirão é fruto de uma unidade de ações
Na foto, o Juiz federal titular da 15ª Vara, Francisco Luis Rios Alves (à esquerda), e o Juiz federal substituto da 15ª Vara, Lauro Henrique Lobo Bandeira (à direita).
Para o juiz federal Francisco Luis Rios Alves, titular da 15ª Vara Federal, em Limoeiro do Norte, no discurso de abertura dos trabalhos do mutirão, "o julgamento de 1.140 processos somente será possível com o engajamento de todos: de juízes, procuradores federais, advogados, servidores e demais colaboradores".
Com o olhar firme no propósito do mutirão, afirmou: "Conclamo a todos a esse esforço comum e peço a Deus que nos ajude na árdua missão". Em semblante de agradecimento, anunciou sua gratidão à Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, bem assim à Direção do Foro da Seção Judiciária do Ceará, na pessoa do juiz federal José Parente Pinheiro, que deu todo o apoio necessário.
O juiz federal Lauro Henrique Lobo Bandeira, substituto da Vara Federal em Limoeiro do Norte, em seu discurso, afirmou categórico: "Posso dizer que o presente mutirão é uma síntese de esforços de várias frentes: do Poder Judiciário, em especial da Justiça Federal, por meio de seus magistrados e seu corpo de servidores; do INSS e de seu corpo de Procuradores; da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Limoeiro do Norte e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT). É preciso reconhecer o esforço de todos e agradecê-los". Ao final de seu discurso acrescentou: "Espero que possamos corresponder a tais expectativas, cumprindo a finalidade essencial desse mutirão: entregar a prestação jurisdicional de forma inovadora, célere e justa!".
Pronunciaram palavras de elogios e de motivação ao evento o Advogado Chefe da Advocacia Geral da União no Estado do Ceará, Dr. José de Arimatéa Neto, que representou a Procuradoria Federal do Inss e os Advogados Públicos, e o Secretário de Assistência Social do Município de Limoeiro do Norte, Dr. Luciano Lima, que apresentou os trabalhos de ação social a se desenvolverem durante o mutirão.
Magistrados enfatizam atuação decisiva da 15ª Vara Federal na economia da Região do Vale do Jaguaribe
Durante o discurso proferido na solenidade de abertura das atividades do mutirão, em Limoeiro do Norte, o juiz federal Francisco Luis Rios Alves, titular da 15ª Vara Federal, afirmou que "além de facilitar o acesso do jurisdicionado à Justiça, pacificando conflitos, a 15ª Vara possui hoje uma atuação decisiva na economia da Região do Vale do Jaguaribe". Para se ter uma idéia, disse o juiz federal, "somente os processos solucionados no Juizado Especial da 15ª Vara , em 2010, já motivou o pagamento de R$ 17.361.715,44, beneficiando 4.922 pessoas". E concluiu: "Somem-se a isso outros R$ 7.217.595,19 relativos aos feitos da Vara comum".
De acordo com o juiz federal Francisco Luis Rios Alves, "a acentuada demanda processual reflete duas nuances: os cidadãos do Vale do Jaguaribe passaram a ter mais consciência dos seus direitos ao passo que a Justiça Federal se tornou bem mais acessível a todos que dela precisam".
Valeu o esforço dos primeiros dias do mutirão
Julgar todos os processos que deram entrada até o primeiro semestre de 2010, na Subseção de Limoeiro do Norte, e cujo julgamento depende necessariamente da colheita de provas em audiências não é tarefa fácil. A expectativa dos juízes federais que atuaram nessa primeira semana, de 18 a 22 de outubro, Francisco Luis Rios Alves (titular da Subseção de Limoeiro do Norte), Lauro Henrique Lobo Bandeira (juiz substituto da Subseção de Limoeiro do Norte), Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha (9ª vara, em Fortaleza), Ricardo Jose Brito Aguiar de Arruda (13ª vara, em Fortaleza), José Eduardo de Melo Vilar Filho (6ª vara, em Fortaleza), Antônio Felipe de Amorim Cadete (25ª vara, em Iguatu), se revestiu de vitória.
Os números surpreendem
Somente nos cinco primeiros dias do mutirão, que começou às 13:30 do dia 18 de outubro, foram 570 audiências marcadas, 530 audiências realizadas, 94 extinções, 141 acordos realizados, 26 processos conclusos/pendentes e 305 com sentenças de mérito.
No total, ao longo dos cinco primeiros dias foram solucionados 540 processos (94,74% do total das audiências). Interessante ressaltar a presença de um perito, que ficou de prontidão para complementar algum laudo pericial, evitando-se, assim, a redesignação da audiência.
No período de 25 a 29 de outubro, segunda semana do mutirão, foram convidados os juízes federais Maria Júlia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes (14ª vara, em Fortaleza), Gisele Chaves Sampaio Alcântara (4ª vara, em Fortaleza), Gustavo Melo Barbosa (21ª vara, em Fortaleza), Leonardo Augusto Nunes Coutinho (19ª vara, em Sobral). Os magistrados somarão esforços aos magistrados da Subseção de Limoeiro do Norte.
Segundo o juiz substituto da 15ª Vara Federal, Lauro Henrique Lobo Bandeira, esse mutirão será, sem dúvida, um marco para o jurisdicionado, grande destinatário desses serviços, quando obterá uma resposta célere ao seu pedido.
Pauta auxilia a condução dos julgados
As audiências foram divididas em pautas temáticas, de modo a facilitar os julgamentos. As audiências, como afirmamos, referem-se exclusivamente aos processos do Juizado Especial Federal, em Limoeiro do Norte, envolvendo benefícios de segurado especial e benefício assistencial.
Assim, na segunda-feira, tivemos audiências classificadas "pensão por morte", na terça, audiências de "aposentadoria por idade rural", na quarta, "salário maternidade rural", quinta foi o dia dos "benefícios por incapacidade", e na sexta, "matérias diversas previdenciárias".
Comunidade Limoeirense se mobilizou, através da Prefeitura
Realizam-se na praça, em frente ao prédio da Justiça Federal, vários eventos contendo uma programação valorizando a cidadania e a qualidade de vida dos moradores da região. Quatro toldos e 350 cadeiras de plástico, para acomodação das partes, testemunhas e advogados, banheiros químicos: uma parceria prodigiosa com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Consulta e exames médicos (glicemia e medição de pressão arterial, teste de HIV e oftalmológico), serviços odontológicos, para aferição de câncer de boca, vacinação e palestras de prevenção contra doenças estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde do Município de Limoeiro do Norte. A Secretaria de Ação Social do Município cuidou da emissão de RG além da divulgação do Projeto de Prevenção de Violências e Promoção à Cultura da Paz.
A Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte também cedeu dez servidores para auxiliarem na organização das pessoas, bem como uma ambulância, que ficará de prontidão para socorrer qualquer necessidade médica. Colaboram também com o mutirão o Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte, a Polícia Militar, o Órgão de fiscalização de trânsito municipal. A OAB-CE, Subseção de Limoeiro do Norte também apóia o evento.
Solidariedade presente no mutirão
As empresas Bessa Produção e Distribuição de Frutas Ltda., em Quixeré, (presidente: Dr. Francisco Raimundo Santiago Bessa), FAPIJA, em Limoeiro do Norte (presidente: Sr. Raimundo César dos Santos), FRUTACOR, em Limoeiro do Norte (presidente: Dr. João Teixeira Júnior) e o Sr. Luiz Barbosa, fruticultor, em Limoeiro do Norte, acolheram prontamente a solicitação da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e fizeram doações generosas ao mutirão, correspondente a produtos agrícolas produzidos na região do Vale do Jaguaribe.
Aliás, todas as pessoas presentes ao mutirão foram contempladas com uma alimentação totalmente à base de frutas: melão, abacaxi, banana, melancia.
Os juízes federais, Francisco Luis Rios Alves e Lauro Henrique Lobo Bandeira, escolheram um cardápio que não oferecia refrigerantes ou sucos artificiais ao público. Saladas de frutas, sucos naturais e frutas da região foram oferecidos em momentos de lanche.
O uso das frutas naturais e próprias da região do Vale do Jaguaribe foi bem acolhido por todos, uma vez que promoviam uma melhor hidratação. Afinal, a temperatura variava em torno dos 40º e 42º, a partir do meio dia.
Informações e Fotos: Justiça Federal do Ceará

Alunos da Fafidam resgatam história do Vale

Em novas abordagens, universitários da Fafidam reconstroem a memória de cidades jaguaribanas, por meio de pesquisas.
O livro "Vale do Jaguaribe: Autos do Passado" é o resultado de um trabalho de investigação e pesquisa dos alunos do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), campus da Uece, neste Município.
O trabalho de análise e aprofundamento no passado da cultura jaguaribana teve a coordenação do professor e historiador José Olivenor Souza Chaves, também autor de um dos textos que compõe a obra.
Antes de publicar esta nova edição, houve o lançamento do livro "Vale do Jaguaribe: histórias e culturas", também organizado pelo professor Olivenor, abordando questões relacionadas ao Vale Jaguaribano, com o objetivo de mostrar a relevância desta região na formação do Estado do Ceará.
"Vale do Jaguaribe: Autos do Passado" traz diversidade de temas em seu conteúdo histórico, com relatos dos séculos XVIII, XIX e XX. Neste são apresentados aspectos importantes da história social e cultural da região, sem deixar de fora as variáveis políticas e econômicas, considerando que estes são os quatro principais pilares da construção de uma sociedade.
A escolha do Vale do Jaguaribe para ser o palco desses artigos se deve a uma necessidade historiográfica de revelar as nuances dessa terra, de mostrar ao público cearense e brasileiro, de um modo geral, a constituição de outros espaços, que não apenas a Capital - Fortaleza - já bastante contemplada em outras obras publicadas.
Os interiores querem estar nas memórias sociais e étnicas, como se pode observar no título do artigo da historiadora Geiza Martha Gadelha de Brito: "Nas sombras silenciosas do esquecimento: vestígios da história indígena no Vale do Jaguaribe". Os jovens pesquisadores apresentam um cenário de assuntos que interessam não apenas aos pertencentes à área da História. Também desperta a atenção do público em geral, pois são narrativas que envolvem os jaguaribanos diretamente. Torna pessoas comuns em personagens principais de uma história que precisa ser contada e passada adiante.
Isto para que, no futuro, possa se estabelecer fontes sólidas de pesquisa do passado, sejam nos âmbitos da cultura, raça, religião e tantas outras peculiaridades desse povo.
Jovens em frente à Igreja Matriz de Limoeiro do Norte, cidade que tem passado de histórias, assim como os demais municípios jaguaribanos, tema de nova edição universitária. (Foto: Melquíades Júnior)
Em "Autos do Passado" há uma variedade de assuntos. José Wellington de Oliveira Machado é o autor de "Entre fronteiras de dois rios: a ilha-pátria de Limoeiro", um texto que já revela em seu título a abordagem ao Rio Jaguaribe e suas raias. Pricília Maria de Sousa Mendes aborda duas temáticas polêmicas, raça e religião, em "Brancos, pretos, pardos... Entre a cor e a condição: o casamento católico na freguesia de São Bernardo das Russas".
O projeto recebeu o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social do Município de Russas e do deputado estadual Antônio Granja.
Pluralidade
A ideia é publicar, ainda, outras obras que contemplem o Vale do Jaguaribe e sua pluralidade sociocultural. Para o professor, historiador e organizador, Olivenor Chaves, o livro tem diferentes motivos para destacar-se. "Além de sua relevância historiográfica, a obra destaca-se, também, por oferecer importantes veios da identidade cultural historicamente gestada nos interstícios das práticas cotidianas de comunidades rurais e urbanas do Vale do Jaguaribe", diz, e complementa, "ao trazermos essas questões ao conhecimento e, sobretudo, à reflexão de todos aqueles que se interessam pela história, de modo mais particular aos professores e alunos de História do Ensino Fundamental e Médio, temos a plena certeza de que estamos contribuindo com a formação cultural e cidadã do nosso povo".
O livro foi lançado na noite desta segunda-feira (25/10), no Auditório da Fafidam, com a presença de estudantes e professores. Outros lançamentos deverão acontecer no Campus do Itaperi da Uece, em Fortaleza, e na Faculdade de Educação e Letras do Sertão Central (Feclesc), também da Uece, sediada na cidade de Quixadá.
Mais informações:
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece)
Limoeiro do Norte
(88) 3423.6962/6963
Informações: Diário do Nordeste, por Milena Bandeira

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Limoeiro do Norte sedia Simpósio de Saneamento

O 6º Simpósio de Saneamento Ambiental (SISAM) se destaca no Departamento de Construção Civil, sendo o segundo evento científico mais importante do IFCE, em número de trabalhos apresentados e participação. Este ano, o simpósio aconteceu de 20 a 22 de outubro, no campus de Limoeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O intuito de levar os grandes eventos para os campi é interiorizar os conhecimentos e as discussões acerca da ciência e da tecnologia que permeiam o saneamento ambiental. Assim, oportunizar novas experiências para a comunidade acadêmica em todas as regiões.
Saneamento rural, águas subterrâneas e regulação na educação profissional foram as temáticas focadas nessa edição do SISAM, os quais foram escolhidos pelo Comitê Organizador em virtude da relevância e da atualidade. O evento possibilitou o intercâmbio de informações com a presença de convidados de outras instituições parceiras.
Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte
Rua Estevam Remígio, 1145 – Centro
CEP 62930-000 - Limoeiro do Norte/CE
Fone: (88) 3447.6400 / Fax: (88) 3447 6401
E-mail:
direcao.limoeiro@ifce.edu.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UECE realiza Colação de Grau para 56 formandos da FAFIDAM em Limoeiro do Norte

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, realiza nesta sexta-feira, 22 de maio de 2010, às 19 horas, no auditório da própria instituição, Colação de Grau para 56 formandos. Os novos concludentes são dos cursos de Matemática, Física, Ciências Biológicas, Química, Letras, Pedagogia, História, e Geografia. A cerimônia de outorga de grau será presidida pelo Reitor da UECE, Professor Francisco de Assis Moura Araripe.
A colação de grau terá como orador docente, o professor João Rameres Régis, do curso de História, e como oradora discente, Lisianne Mara Rabelo de Oliveira, formanda do curso de Ciências Biológicas. Elenilce Pereira de Oliveira, do curso de Matemática, será a juramentista da turma.
Segundo o seu diretor, professor Hildebrando dos Santos Soares, a FAFIDAM completou em agosto 42 anos de existência, já formou 4.057 profissionais, incluindo os novos concludentes.
A Faculdade de Filosofia de Limoeiro do Norte acolhe estudantes vindos dos municípios da Região Jaguaribana, como Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro e Nova Jaguaribara.
Segundo estimativas do Cerimonial da UECE, deverão comparecer a solenidade de Outorga de Grau, desta sexta-feira (22/10), cerca de 400 pessoas. A solenidade contará com as presenças do Vice-Reitor, Professor Antonio de Oliveira Gomes Neto, do Prefeito Municipal, João Dilmar da Silva, dos Pró-Reitores, dos Diretores de Centros e Faculdades, e demais autoridades civis e militares.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Morte de ambientalista completa seis meses

Associação que era presidida por José Maria filho segue a luta iniciada por ele como a substituição das casas de taipa do Sítio Tomé. O assassinato do ambientalista completa seis meses. O crime permanece sem solução.
Há seis meses, na data em que se comemorava o Dia de Tiradentes, o ambientalista e agricultor José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, era assassinado com 19 tiros, no caminho de casa, em Limoeiro do Norte, na região jaguaribana. Até agora, a polícia não identificou os assassinos. As investigações continuam sendo feitas pelo delegado de Limoeiro do Norte, José Fernandes Pereira. Ontem (20/10), ele estava viajando, e, segundo o inspetor Marcos, que se encontrava na delegacia, apenas o delegado poderia informar sobre o andamento das investigações.
Os movimentos sociais e entidades que realizaram manifestações mensais desde a morte do ambientalista, não marcaram eventos para hoje. Mas, segundo Regilvânia Mateus, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, a data não está esquecida e um evento será marcado posteriormente.
José Maria do Tomé lutava por melhorias em sua comunidade e combatia o uso indiscriminado de agrotóxicos no perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi onde se cultiva principalmente bananas. “Atualmente, a Associação dos Moradores do Sítio Tomé dá continuidade ao projeto do Zé Maria de substituir as casas de taipa por casas de alvenaria. Serão construídas 50 casas”, informou o padre Júnior Aquino da Diocese de Limoeiro do Norte.
Como liderança comunitária José Maria do Tomé também denunciou a desapropriação dos agricultores devido à implantação de grandes projetos de irrigação na região do Vale do Jaguaribe e também denunciava a contaminação da água devido à pulverização com agrotóxicos que prejudica às famílias e os animais.
Segundo estudos feitos pelo Núcleo Tramas da Universidade Federal do Ceará, com a coordenação da professora Raquel Rigotto, a água consumida contém substâncias encontradas no veneno utilizado para a pulverização das fruteiras no perímetro irrigado.
Segundo o padre Júnior, foi firmado um termo entre a Prefeitura de Limoeiro do Norte, a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) e o Ministério Público a fim de que fosse elaborado um projeto para levar a água da sede de Limoeiro para as famílias que moram na Chapada do Apodi. Mas até agora o projeto não foi concretizado. Na missa de sétimo dia do Zé Maria Filho, em abril passado, as entidades assumiram o compromisso de dar seguimento à luta encampada por ele.
Informações: OPOVO Online, por Rita Célia Faheina

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Futsal: Limoeiro do Norte sediará a Fase Final do 38º Intermunicipal de Futsal Adulto 2010

O Departamento Técnico da FCFS marcou para a próxima quarta-feira (20/10), às 15h na Sede da Federação, a reunião técnica com as equipes finalistas do 38º Campeonato Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino 2010. O município de Limoeiro do Norte será a sede desta fase do certame, que será realizado no período de 26 a 30 de outubro. O Ginásio Municipal José Nilson Osterne será o palco para as disputas do título 2010 da competição.
No início de outubro o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, e o Secretário de Esporte e Juventude do município, Leovigildo Maia, estiveram reunidos com o presidente da Comissão Executiva do Intermunicipal, Roberto do Vale, para a definição dos detalhes para a realização do evento.
Uma das principais competições esportivas do Ceará, o Intermunicipal de Futsal Adulto deste ano contou com a participação de mais de 40 equipes/municípios de todas as regiões do Estado.
Essa é uma competição exclusiva para atletas naturais de seus municípios, ou que tenham domicílio eleitoral comprovado até o ano de 2006. Todos os oito finalistas para a fase final da competição já foram definidos.
Já estão automaticamente classificados o município sede, Limoeiro do Norte e Guarany/Colégio Sant’Ana/Sobral, atual campeão do certame. As equipes de Redenção, Camocim, Crateús/Unicred, Mombaça, Santa Quitéria e Santana do Acaraú também garantiram suas vagas na fase final, completando a lista das equipes que irão disputar o título do torneio em 2010.

Posto de combustível é assaltado novamente

Mais um assalto a um posto de combustíveis ocorreu no final de semana no Vale do Jaguaribe. O fato ocorreu neste domingo (17/10), por volta das 21:20h no Posto de Combustível São Mateus, situado no Bairro Bom Nome em Limoeiro do Norte.
Segundo a polícia, dois elementos, a pé e armados de revólver, roubaram uma quantia de R$ 380,00 em dinheiro e um aparelho celular de marca não informada. Após o assalto o frentista comunicou o fato á polícia através do 190.
As equipes do FTA (Força Tática de Apoio) e do Ronda do Quarteirão fizeram buscas na tentativa de prender os elementos, no entanto, não obtiveram êxito.

Limoeiro FC perde para Tiradentes e está eliminado da Copa Unimed Fortaleza 2010

Realizado no estádio Alcides Santos, o jogo foi marcado pela ‘catimba’ e falta de desportividade dos dirigentes do Tiradentes.
Na tarde deste domingo (17/10), Tiradentes e Limoeiro decidiam a classificação para a próxima fase da Copa Unimed Fortaleza. O Jaguar do Vale chegava com a vantagem do empate, visto que venceu o Tigre por 1 a 0 no primeiro confronto no Bandeirão. Com o atraso da presença do policiamento, o jogo começou 15 minutos depois do horário oficial.
Precisando da vitória, o Tiradentes abriu o placar logo aos 3 minutos, com um belo gol de bicicleta do atacante Clayton. Daí em diante, o Limoeiro foi só pressão. Em duas oportunidades a zaga do Tigre tirou de cima da linha o que seria o gol do empate do Jaguar do Vale, quando inclusive o banco já comemorava o gol.
Em um belo lance, Clayton abriu o placar do jogo com um golaço de bicicleta. (Foto: Ronaldo Déber)
Enquanto o Limoeiro pressionava, o Tiradentes buscava encaixar contra-ataques. No ultimo lance do primeiro tempo, Manuelzinho quase marca o segundo do Tigre, porém o zagueiro Da Silva chegou a tempo de salvar o gol. No lance o zagueiro se chocou com o arqueiro André, que saiu de campo sangrando, em virtude de um corte na orelha.
Problema inesperado
Por não ter goleiro reserva no banco, o problema ganhava proporções ainda maiores para o técnico Edi Carlos. O intervalo do jogo durou mais de vinte minutos, pois a diretoria do Limoeiro FC atrasava a volta à campo da equipe enquanto era feita uma pequena cirurgia em André, resultando em quatro pontos na orelha esquerda do goleiro, que conseguiu voltar para o segundo tempo da batalha.
Catimba e falta de desportividade
A noite já se aproximava, e começava a escurecer. Aos sete minutos o árbitro da partida, Avelar Rodrigues, pediu para que os refletores fossem acesos.
Para a surpresa de todos, um funcionário do Fortaleza EC, que se encontrava no campo, afirmou que tinha recebido ordens para não acender as luzes. Depois de muita confusão, e da interferência do Presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio, finalmente veio a autorização para que os refletores fossem acesos. O jogo foi reiniciado depois de mais de 15 minutos de paralisação.
Pressão do Limoeiro e retranca do Tiradentes na segunda etapa
O Limoeiro Futebol Clube parecia ter mais jogadores em campo que o Tiradentes, tamanha a pressão do Jaguar do Vale, e o Tigre se defendia como podia.
Apesar da pressão limoeirense, num contra-ataque rápido, o Tiradentes conseguiu uma falta perigosa na entrada da área do Limoeiro, e Julinho que havia entrado no intervalo, colocou a bola no ângulo esquerdo de André, sem chances de defesa para o goleiro limoeirense, jogando uma ducha de água fria nas pretensões do Limoeiro FC de reverter a situação e conseguir a classificação para a próxima fase da competição.
A partir de então, o Tiradentes se fechou ainda mais, e apenas esperou o tempo passar para comemorar a classificação. Mesmo desclassificada, a equipe do Limoeiro Futebol Clube mostrou seu espírito guerreiro, e em nenhum momento se deixou abater, vendendo caro a derrota, e lutando até o último minuto da partida.
Informações e Foto: Artilheiro.com.br

sábado, 9 de outubro de 2010

Limoeiro faz campanha para Doação de Sangue

Para incentivar a doação de sangue, a Loja Maçônica Deus e Harmonia nº 13 em parceria com o Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde, realizam neste sábado (09/10) uma grande mobilização pela doação de sangue. Todo o trabalho será desenvolvido pela equipe técnica do HEMOCE (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará). A meta dessa parceria é elevar o número de doadores de sangue no município de Limoeiro do Norte.
É muito importante que ações como essa aconteçam frequentemente para que a sociedade participe desta causa tão nobre. É muito simples doar sangue e, com esse gesto, você ajuda a salvar no mínimo três vidas.
Por este motivo, a campanha recorre à solidariedade da população, solicitando aos que tiverem disponibilidade, que compareçam aos postos de coleta para doar sangue.
Pontos de doações
Dois postos de coletas funcionam das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. Uma equipe atende no tradicional Posto do HEMOCE, no Hospital Regional, enquanto outra faz a coleta na sede da Loja Maçônica Deus e Harmonia nº 13, localizada no Bairro Antônio Holanda de Oliveira (Cidade Alta).
Parceria na realização
A integração de instituições não governamentais com setores públicos é algo de novo no município limoeirense, e representa um avanço nas relações entre os seguimentos da sociedade.
Por parte da Maçonaria, esse trabalho é liderado pelo venerável mestre Dr. André, reforçado por todos os membros da entidade, enquanto a Secretaria de Saúde a partir da equipe do secretário de saúde José Wellington Rios, desenvolve o trabalho técnico hospitalar da campanha.
Requisitos para doação
Para ser um doador, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.
Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação, e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Quem estiver com febre, gripe ou resfriado não pode doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
O doador não pode ter qualquer doença crônica (tais como diabetes, hipertensão...) nem ter colocado piercing ou feito tatuagem no último ano. No caso das mulheres, também não podem estar grávidas ou em período de amamentação.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Em Limoeiro do Norte, filas e eleitores atrapalhados para escolher candidatos

O único problema registrado na região foi o tempo de espera para votar em Limoeiro do Norte, e municípios vizinhos. No sábado, alguns supermercados vetaram a venda de bebidas alcoólicas, para diminuir os riscos de desobediência à Lei Seca Eleitoral.
Em Limoeiro do Norte, nem mesmo o tradicional acirramento entre os aliados dos principais candidatos a deputado estadual tirou o clima pacífico. O juiz eleitoral João Dantas visitou todas as seções eleitorais, para conferir a votação.
Muitos reclamaram das longas filas nas seções. Falta de prática com a urna eletrônica contribuiu. (Foto: Melquíades Júnior)
"Ruim mesmo só o tempo de espera", afirma Heitor de Assis, presidente de mesa de seção eleitoral no colégio Lauro Rebouças de Oliveira, que tem uma das maiores seções eleitorais do Município. É consenso de que o acirramento é maior nas eleições municipais.
O aposentado Cosme de Sousa se deslocou apenas "meia légua pra cá", para votar em seus candidatos. Analfabeto e com a vista "ruim", depois de assinar com o polegar direito partiu para a urna eletrônica. Demorou cerca de dois minutos, por ter se confundido com "tantos números". De acordo com o mesário Heitor de Assis, muitos eleitores se esquecem de confirmar, outros esquecem o número dos candidatos e recorrem à lista de elegíveis na parede.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Paulo Duarte e Mailson Cruz travaram uma disputa particular por maior votação em Limoeiro do Norte

Uma disputa à parte aumentou a expectativa em relação as Eleições 2010 em Limoeiro do Norte para o cargo de Deputado Estadual.
Paulo Duarte e Mailson Cruz, as duas maiores forças políticas da atualidade em Limoeiro do Norte, travaram uma disputa particular por uma cadeira na Assembléia Legislativa, acirrada pelos resquícios da recente campanha política para prefeito do município em 2008, decidida na última instância da Justiça.
Com 11.663 votos, Paulo Duarte superou os votos que recebeu para prefeito em 2008 e venceu essa disputa particular, superando Mailson Cruz que contabilizou 10.459 votos, número abaixo dos votos de João Dilmar, candidato reeleito prefeito o qual apoiou em 2008. Uma diferença de 1.204 votos em nível municipal. No estadual, a diferença entre Paulo Duarte com 33.557 e Mailson Cruz com 32.696, foi de 861 votos a favor do candidato do Democratas.
Apesar da votação expressiva dos dois candidatos, nenhum deles conseguiu a eleição direta. Há uma expectativa que Mailson Cruz possa assumir uma vaga de deputado, por conta de uma possível saída de candidatos de sua coligação para assumir algum cargo no Governo do Estado. Paulo Duarte ficou como primeiro suplente do Democratas, perdendo a vaga para Idemar Citó com 35.952 votos.
Para Deputado Federal, Ariosto Holanda contabilizou 18.494 votos em Limoeiro do Norte, sendo reeleito com 91.846 votos no total.
Para o Senado, com uma campanha simples e sem recursos, o limoeirense Reginaldo Araújo obteve 6.907 votos de seus conterrâneos, chegando a um montante de 14.755 votos em todo o Estado. No município, Reginaldo ficou atrás apenas dos 'grandes', Pimentel com 18.110, Eunício com 17.343, e Tasso com 8.537 votos.
Para Governador, Lúcio Alcântara foi o mais votado do município com 14.611 votos, apesar da terceira colocação no Estado. Cid Gomes, reeleito Governador com 61,27%, ficou na segunda opção dos limoeirenses com 9.784 votos.
Os 5 mais votados em Limoeiro do Norte, por Cargo

Deputado Estadual
1º. Paulo Duarte - 11.663
2º. Maílson Cruz - 10.459
3º. Antônio Granja - 1.139
4º. Dr. Leonardo Pinheiro - 317
5º. Prof. Pinheiro - 308
Deputado Federal
1º. Ariosto Holanda - 18.494
2º. José Guimarães - 2.624
3º. Carlos Matos - 1.385
4º. Pastor Pedro Ribeiro - 669
5º. Domingos Neto - 303
Senador
1º. Pimentel - 18.110
2º. Eunício - 17.343
3º. Tasso Jereissati - 8.537
4º. Reginaldo Araújo - 6.907
5º. Alexandre Pereira - 1.306
Governador
1º. Lúcio Alcântara - 14.611
2º. Cid Gomes - 9.784
3º. Marcos Carls - 3.309
4º. Soraya Tupinambá - 243
5º. Gonzaga - 206
Presidente
1º. Dilma Rousseff - 23.501
2º. Marina Silva - 3.446
3º. José Serra - 3.389
4º. Plínio Arruda - 143
5º. Zé Maria - 98
Eleitorado - 41.956
Compareceram - 34.333 (81,83%)
Abstenção - 7.623 (18,17%)
Brancos - 1.558 (4,54%)
Nulos - 3.124 (9,10%)
Militantes apostaram quem seria o mais votado
Os militantes de cada candidato mostravam otimismo. Apostas foram feitas baseadas na votação de cada candidato apenas no município, independentemente dele ser eleito ou não. Quem apostou no candidato do DEM se deu bem.
Policiamento em Limoeiro do Norte
Clima de tranqüilidade durante todo o dia. Com o reforço no policiamento, Limoeiro do Norte dispôs de 13 policiais civis cobrindo as eleições entre inspetores, escrivãos e um delegado. A Polícia Militar conta com 60 policiais e nove veículos à disposição para manter a ordem e controlar possíveis excessos.

Sujeira nas ruas de Limoeiro do Norte

Apesar da tranqüilidade do pleito eleitoral, a cidade de Limoeiro do Norte estava tomada por santinhos e panfletos, jogados pelas ruas. Os repórteres do OPOVO registraram a sujeira nas ruas da cidade, principalmente em frente aos locais de votação.
Nas imagens vemos a sujeira na FAFIDAM, Colégio Lauro Rebouças e no Centro Comercial de Limoeiro do Norte. (Imagens: OPOVO/Lidiane Alves)

sábado, 2 de outubro de 2010

41.956 eleitores aptos a votar nas 145 seções de Limoeiro do Norte em 2010

De acordo com os dados do site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, atualizados em 03/10/2010, estão aptos a votar um total de 41.956 eleitores, divididos em 145 seções espalhadas por todo o município de Limoeiro do Norte. No Ceará são 5,8 milhões de eleitores, sendo 1,5 milhão concentrados na capital.
Na manhã deste sábado (02/10), estava sendo realizado o trabalho de distribuição das Urnas Eletrônicas para os locais de votação em Limoeiro do Norte e São João do Jaguaribe, municípios estes abrangidos pela 29ª Zona Eleitoral. A distribuição é feita pelos funcionários do Fórum Eleitoral João Jorge de Pontes Vieira.
Aumento dos eleitores
O número representa um aumento de 3,312% em relação às eleições de 2008, quando Limoeiro do Norte tinha 40.611 eleitores aptos para a escolha do prefeito do município.
Em relação às eleições de 2006, quando o município tinha 38.739 eleitores, na ocasião da última eleição para Deputados, Senadores, Governador e Presidente, o aumento foi de aproximadamente 8,305% de eleitores.
Maior e menor seção
As seções 159 e 169, com 397 eleitores cada, são as seções com maior número de eleitores em Limoeiro do Norte, estando elas instaladas na EEF Profª. Maria Gonçalves da Rocha Leal, localizada na Rua Padre Vicente. Já a seção com menos eleitores registrados no município é a 187, instalada na Unidade Escolar do Setor NH-5, com apenas 59 eleitores.
Fórum Eleitoral João Jorge de Pontes Vieira
Inaugurado no dia 20 de maio de 2008, o fórum propicia mais agilidade e conforto no atendimento aos eleitores, além de condições de armazenamento para cerca de duas mil urnas eletrônicas na região Jaguaribana. A região inclui os municípios de Russas, Morada Nova, Alto Santo, Iracema, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, dentre outros. Isso vai evitar o transporte constante de urnas de Fortaleza ao interior do estado, em época de eleições, economizando-se tempo e custos de manutenção, além de desafogar o depósito de urnas da capital.
O Fórum Eleitoral João Jorge de Pontes Vieira está localizado na Rua Francisco Remígio, 440, Centro, Limoeiro do Norte. (Foto: Alex C. Monteiro)
O Fórum Eleitoral de Limoeiro do Norte tem 896m² de área construída, com dois pavimentos. No térreo, fica o depósito de urnas, com 132 tomadas elétricas duplas, possibilitando a carga simultânea de 264 urnas eletrônicas, além de sala de manutenção refrigerada. O pavimento superior é composto do hall de entrada, onde estão localizados os banheiros e bebedouros públicos, além do cartório eleitoral, com sala de atendimento ao eleitor, salas do juiz, de audiência, do chefe de cartório, do promotor e dos advogados e ainda de um auditório com capacidade para 91 pessoas e dependências privativas dos servidores.
A sala de atendimento é totalmente refrigerada e projetada para acomodar 43 pessoas sentadas. Nela, os eleitores e o público em geral serão atendidos através de senhas com display eletrônico de chamada. O prédio foi construído com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, sendo equipado com rampas, da rua ao hall de entrada e ao pavimento superior, além de dispor de banheiros masculino e feminino adaptados ao público específico.
Download do software Divulga2010
O software Divulga2010 foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral com o propósito de divulgar os resultados parciais e final das Eleições 2010, em tempo real.
Esse sistema conta com a colaboração dos “Parceiros da Divulgação de Resultado” – empresas de comunicação, portais Web e órgãos do legislativo - que replicam os dados gerados pela Justiça Eleitoral, auxiliando-nos em sua disseminação.
Baixe o Divulga2010, instale-o em seu computador, selecione um Parceiro da Divulgação e acompanhe a apuração a partir das 17:00h do domingo, dia 03/10/2010.